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26/03/2021 às 18:53, atualizado em 26/03/2021 às 19:29
Famílias vulneráveis são classificadas conforme prioridade dos programas sociais. Não precisam mais buscar atendimento no 1º dia útil de cada mês
[Olho texto=”“Essa mudança no sistema de agendamento do Cadastro Único vai facilitar o acesso das famílias em vulnerabilidade social, em meio à pandemia da covid-19, evitando que o usuário tenha que procurar atendimento todo mês”” assinatura=” Mayara Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) atualizou nesta sexta-feira (26) a forma de realizar o agendamento para atendimento do Cadastro Único, tanto para novas inscrições quanto para atualização cadastral. O novo sistema classifica automaticamente as famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme o grau de prioridade.
Com isso, o usuário faz a solicitação de atendimento somente uma única vez, por meio do telefone 156, opção 1, ou pelo site da Sedes. E não será mais necessário buscar atendimento sempre no 1º dia útil de cada mês, como era antes.
No site da Sedes, o usuário deve clicar na opção “Agendar Atendimento”, e no “Atendimento para serviços do Cras”, escolher “Está buscando o Cras para: Atendimento para o Cadastro Único”.
Após o agendamento realizado pelo telefone 156 ou pelo portal da Sedes, a família deve aguardar contato telefônico da Central 156, que vai telefonar para o usuário e informar horário, local e data de atendimento no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.
“Essa mudança no sistema de agendamento do Cadastro Único vai facilitar o acesso das famílias em vulnerabilidade social, em meio à pandemia da covid-19, evitando que o usuário tenha que procurar atendimento todo mês. Agora, fez o agendamento uma vez, basta aguardar, porque as famílias serão chamadas conforme grau de prioridade e todas vão receber o retorno por contato telefônico”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha.
Critérios de prioridade
[Olho texto=”São grupos prioritários as famílias com grávidas, mulheres amamentando, idosos, deficientes ou crianças até seis anos de idade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
As famílias serão classificadas seguindo critérios de prioridade estabelecidos por meio da antiguidade da solicitação, ou seja, os pedidos que foram realizados antes, e por meio da autodeclaração de pessoas que integrem grupos prioritários, como família com grávidas ou mulheres que estão amamentando; que tenham pessoa idosa; pessoa com deficiência; ou família com criança de até seis anos de idade.
Mayara Rocha reitera que, independentemente do perfil do usuário, todas as famílias serão classificadas de forma impessoal e automatizada por meio do sistema gerido pela Sedes.
“Quem já fez o agendamento, antes dessa mudança no sistema, não precisa solicitar novamente. Também não adianta pedir agendamento mais de uma vez. É importante reforçar para o usuário que eventuais novas solicitações não vão acelerar o processo de atendimento”, ressalta a gestora.
[Olho texto=”Para continuar recebendo os auxílios, o usuário deve atualizar o Cadastro Único a cada dois anos ou em caso de alteração nos dados” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O Cadastro Único no Distrito Federal é gerido pela Sedes e é pré-requisito para as famílias em vulnerabilidade social receberem benefícios federais e distritais, como o Bolsa Família e o DF sem Miséria. Para continuar recebendo os auxílios, o usuário deve atualizar o Cadastro Único a cada dois anos ou em caso de alteração nos dados, como mudança de endereço, telefone, integrantes da família, e escola frequentada pelas crianças e adolescentes.
O usuário pode consultar a data de atualização de seu Cadastro Único por meio da plataforma Meu CadÚnico, no endereço eletrônico: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.
Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social lotados no Na Hora vão realizar a inscrição ou atualização cadastral da mesma maneira que seria executado no Cras, no caso das famílias que já tem atendimento agendado no Na Hora.
Agendamento
O atendimento será realizado no horário agendado. Durante o registro da solicitação de atendimento é obrigatório que o Responsável Familiar informe nº de CPF, nome completo, endereço e telefone de contato. Nesta etapa, não é necessário apresentar a documentação presencialmente, apenas inserir no sistema para fazer o registro da solicitação.
Coordenador de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único, Guilherme Aleixo destaca que, no dia do atendimento, o responsável familiar terá que apresentar os documentos de todas as pessoas da família, incluindo crianças e adolescentes.
“Vale reforçar que não haverá qualquer agendamento por encaixe em unidades do Cras. Caso necessite de atendimento do Cadastro Único, o usuário deve registrar sua solicitação no site ou telefone 156 e aguardar a ligação que vai informar data e horário de atendimento”, enfatiza.
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Documentos obrigatórios para o Responsável Familiar (RF):
• CPF ou título de eleitor;
• RG ou Carteira de Trabalho (CTPS);
Documentos para o RF e integrantes, da família (obrigatório, no mínimo, um documento de identificação por pessoa):
• RG;
• CPF;
• Certidão de nascimento/casamento;
• Carteira de trabalho – CTPS;
• Título de eleitor.
Outros documentos necessários:
• Comprovante de residência (preferência por conta de luz ou água, celular, cartão de crédito);
• Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes da família (ou nome correto da escola)
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social