30/04/2021 às 20:47, atualizado em 01/05/2021 às 05:00

Hora de consertar o que a chuva estragou no Park Way

A RA ganhou passarela, ciclovia e reforma nas calçadas. Árvores foram podadas, 200 faixas de anúncios retiradas e 30 paradas sanitizadas

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

O GDF Presente marcou presença no Park Way para recuperar a passarela, localizada na quadra 1 que dá acesso ao setor de chácaras, danificada por conta das chuvas.

Feita de ferro, a passagem tem 16 metros. Para deixá-la em condições de uso, foi preciso fazer o reforço na base de concreto e na estrutura metálica.

Com a conclusão da reforma, a passarela já foi liberada para a comunidade. Cerca de 150 pessoas passam por ela, diariamente.

Passarela de 16 metros feita de metal passou por reforço na estrutura e na base | Foto: Divulgação/GDF Presente

As equipes do GDF Presente também reconstruíram 50 metros de ciclovia do conjunto 3 da quadra 13 da região. O trecho tinha sido destruído por árvores que caíram com as fortes chuvas do início do ano e, agora, ganhou o plantio de árvores novas.

Entre as espécies que foram plantadas estão o ipê-branco, roxo e rosa, aroeira, saboneteira, embaúba, amendoim-bravo, jatobá, ingá-de-metro, araçá-do-cerrado, pata-de-vaca, landim e mogno.

Outro serviço importante executado na região do Park Way foi a retirada de 200 faixas, aproximadamente, com anúncios de venda de terrenos e casas, aluguel de imóveis e oferecimento de serviços, entre outros temas. Além de serem irregulares, essas faixas contribuem para a poluição visual da cidade.

Poluição visual: equipe do GDF Presente retirou cerca de 200 faixas das vias do Park Way | Foto: Divulgação/GDF Presente

Durante a permanência do GDF Presente na cidade , foram higienizados 30 abrigos de ônibus, que já tinham sido pintados havia menos de dois meses. Vários Pontos de Encontro Comunitário (PEC) também foram recuperados.

Vargem Bonita

No núcleo de Vargem Bonita, na área rural, os trabalhos do GDF Presente se concentraram na poda de árvores nas quadras 16 e 26 e na limpeza das quadras 14 a 29. As vias rurais também receberam patrolamento.

O GDF Presente também construiu mais de 120 m de calçada ao lado da Paróquia Divino Espírito Santo Paráclito, em Vargem Bonita, um lugar que era de terra batida e que tem muito movimento por conta das atividades na igreja. A obra foi solicitada pelo padre Kenneth Michael Hall e pela comunidade local.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instalou um papa-lixo na quadra 13, em frente à colônia agrícola Coqueiro 1. Com capacidade para receber 5 metros cúbicos de lixo, ou seja, medida referente a uma caçamba, o coletador fica semienterrado, com os resíduos armazenados de forma segura.

Para o administrador do Setor de Mansões Park Way, Kedson Mário Rocha Cirilo, foi positivo o mutirão de obras. “A atuação do GDF Presente é sempre fundamental. Faz a diferença, com serviços que melhoram a cidade. Quando cuidamos bem dos espaços públicos, a comunidade agradece”, disse o administrador.