04/05/2021 às 16:22, atualizado em 05/05/2021 às 12:52

‘HRL por você, para você’ leva afeto a pacientes com covid

Equipe do pronto-socorro do Hospital da Região Leste, no Paranoá, toca músicas preferidas e recebe mensagens destinadas aos pacientes

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Para levar mais afeto aos pacientes internados com covid-19 neste momento tão difícil, longe da família e sem contato físico na unidade hospitalar, o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, desenvolveu o projeto HRL por você, para você, idealizado pela equipe de enfermagem do pronto-socorro (PS).

Uma caixinha foi colocada à disposição dos familiares, na recepção do hospital, para que deixem cartas aos pacientes. E foi personalizada com os dizeres “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. No local estão disponíveis canetas e papéis coloridos para que  parentes e amigos deem seu toque pessoal à carta. Diariamente, o correio do PS recolhe o material e faz a entrega aos seus queridos destinatários.

A equipe do pronto-socorro pesquisa e toca as músicas preferidas dos internados, tornando mais leve o ambiente para o tratamento | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

[Olho texto=”“Eu levo o violão, nós cantamos algumas canções e sempre deixamos uma mensagem de motivação, fé e esperança para eles” ” assinatura=”Elias Lisboa, técnico de enfermagem” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além das mensagens de carinho e afeto, a equipe promove momentos musicais para tornar o ambiente mais leve. “Pesquisamos as músicas preferidas de cada paciente e colocamos como som ambiente nos momentos apropriados”, conta a gerente de Emergência do HRL, Cláudia Maria Mithie Suda Costa Joffily.

Nos fins de semana, mais uma atração para aliviar os dias difíceis: o técnico de enfermagem Elias Lisboa toca violão e a equipe canta com os pacientes. “Eu levo o violão, nós cantamos algumas canções e sempre deixamos uma mensagem de motivação, fé e esperança para eles”, relata. “É um momento de grande emoção”, completa Cláudia.

Ao som do violão do técnico de enfermagem, os pacientes recebem cartinhas feitas pelas filhas do servidor. O registro do carinho pode ser visto em um mural criado na entrada do local de internação do pronto-socorro.

Correio do pronto-socorro recebe e entrega mensagens aos pacientes | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde-DF

[Olho texto=”“Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado” ” assinatura=” Cláudia Maria Joffily, gerente de Emergência do Hospital Regional Leste” esquerda_direita_centro=”direita”]

Retorno positivo

Segundo a gerente, o retorno tem sido muito positivo tanto para os pacientes quanto para os servidores. “Os pacientes ficam felizes, emocionados. Isso traz um incentivo ao tratamento e afeta diretamente a recuperação deles”, diz. Além disso, ameniza também o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente. “Os servidores ficam motivados, pois temos mais de um ano de pandemia e a equipe está exausta”, desabafa.

Os familiares foram avisados sobre a ação e ficaram satisfeitos em saber do acolhimento. “Esperamos que os pacientes se sintam abraçados, cuidados e que a solidão típica do tratamento hospitalar da covid-19 seja diminuída”, destaca Cláudia. “Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado”, finaliza.

Decoração colorida, carinho e afeto

Além dessas ações, outras ideias surgiram para ampliar o atendimento humanizado no local. A equipe está implementando o prontuário afetivo – que, além dos dados do paciente, traz músicas preferidas, time do coração e outras informações sobre a personalidade.

Pelos corredores, uma decoração colorida com flores e luzes alegra o ambiente. Quem passa pela saída da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), pode ver um quadro em que constam as iniciais de pacientes que tiveram alta e venceram a covid. A enfermaria do andar que também possui pacientes em tratamento para a covid-19 recebeu decoração diferenciada, com palavras de força para quem está chegando.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante as refeições, mensagens de “bom dia”, “boa recuperação” e palavras motivadoras como “força”, “fé”, “esperança” e “saúde” são colocadas nas bandejas de refeições para os pacientes como forma de levar ânimo.

Para os que estão atuando na linha de frente, as chefias, a direção do hospital e os gerentes prepararam uma homenagem: um mural com os nomes de cada um e palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação durante a pandemia. Um outro cantinho foi montado com fotos da equipe.

Confira o vídeo:

*Com informações da Secretaria de Saúde