08/05/2021 às 23:17, atualizado em 09/05/2021 às 00:02

Sudoeste comemora a maioridade no Parque do Bosque

Vice-governador Paco Britto distribui, pelo comitê Todos Contra a Covid, kits contendo máscara, álcool gel e cartilha educativa aos frequentadores

Por Lucíola Barbosa, da AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Em comemoração aos 18 anos do Setor Sudoeste, completados na quinta-feira passada (6), a Administração Regional (RA) da cidade promoveu um café da manhã  neste sábado (8) na sede do Parque Urbano Bosque do Sudoeste, com atividades festivas alusivas à data para os frequentadores do local. O evento contou com a participação do Comitê Todos Contra a Covid, na distribuição de kits com álcool gel, máscaras e cartilha explicativa educativa sobre a covid-19.

Presente ao evento, o vice-governador Paco Britto, que é presidente do Comitê, ao cumprimentar os frequentadores do Parque, ao lado de sua esposa, Ana Paula Hoff, fez questão de distribuir os produtos de proteção às pessoas próximas. “Vamos vencer a pandemia. Mas só venceremos com a vacinação. Enquanto não somos vacinados, é preciso ter distanciamento social, usar máscara e álcool gel”, ressaltou, após falar ao público presente, em sua maioria composta por mulheres.

Aniversário do Setor Sudoeste foi comemorado com distribuição de produtos de proteção contra a pandemia | Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Véspera do Dia das Mães, Paco aproveitou para parabenizá-las. “As mulheres são protagonistas. Vocês [mães] são pilares da família, da educação e da sociedade brasileira”, completou, pedindo a elas que ajudem no combate à covid. “Nos ajudem a ajudar vocês. Para que, no ano que vem, livres da pandemia, possamos comemorar [o aniversário do Sudoeste] de forma diferente, com todos se abraçando, com aglomeração, como o brasileiro gosta”, brincou.

Atividades no Parque

Há oito anos, desde sua inauguração em março de 2013, o Parque é bem frequentado por crianças, adultos e idosos, que procuram atividades físicas ao ar livre. Atualmente, cerca de mil pessoas circulam pela área diariamente,  informou a administradora da Região Sudoeste/Octogonal, Tereza Canal Lamb. São várias atrações locais, como atividades com dança e ginástica, de segunda a sexta-feira, ministradas por professores da Administração Regional.

[Olho texto=”“Sou muito feliz na minha quadra. E aqui está maravilhoso! Todo evento cultural me encanta” ” assinatura=”Lucimar Rodrigues, cantora brasiliense” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Neste sábado ensolarado, quem passou pelo anfiteatro localizado na sede do Parque, por exemplo, pôde aproveitar para se exercitar e aprender a dançar o estilo fit dance, com profissionais da academia Unique, parceira de projetos da Administração. Um deles desenvolvidos é o Vida em Movimento, que oferece atividades físicas gratuitas no espaço durante a semana. A aula deste sábado foi realizada com todos cuidados necessários devido à pandemia.

A cantora brasiliense Lucimar Rodrigues, 60 anos, moradora do setor há 20 anos, ativa frequentadora do parque, estava lá e aproveitou. “Sou muito feliz na minha quadra. E aqui está maravilhoso! Todo evento cultural me encanta”, frisou. Ela foi uma das pessoas presentes que recebeu das mãos do vice-governador o kit com os produtos. Ao saber das ações do Comitê, reagiu animada: “Acho muito boa essa iniciativa, em prol dos que precisam e também dessa atitude [distribuição de álcool gel e máscaras, com a cartilha]”, disse, garantindo que iria ler com cuidado o conteúdo informativo.

Benfeitorias

“Aqui [Sudoeste] temos uma excelente qualidade de vida. A nossa comunidade é participativa e temos uma relação de parceria. O morador nos procura, pode ser por causa de problemas mais simples, como buraco na rua, e é atendido. O atendimento é pessoal”, garantiu Tereza, que está à frente da administração desde setembro de 2020.

Entre os benefícios conseguidos para o setor, por meio de ações do governo Ibaneis Rocha, Tereza elencou vários, desde a reforma que está sendo feita em duas praças da cidade, a das Motos e a do Setor Econômico e –, até a nova iluminação, com troca das lâmpadas comuns por LED, em todo Setor Econômico, no SIG Quadra 8 e na SQSW 304. Para a nova iluminação, foram investidos mais de R$ 600 mil.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Outro planejamento aguardado pela comunidade é a do Skate Park, na Octogonal. O projeto está pronto, segundo a administração, mas a expectativa é que até o fim deste ano o processo com os trâmites para a construção esteja finalizado.

Além disso, a tão aguardada obra do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) atenderá cerca de 25 mil veículos que trafegam diariamente no local, desafogando o intenso trânsito da região, na entrada do Sudoeste. O investimento previsto é de R$ 21 milhões, com geração de 180 empregos diretos e indiretos. Paco falou dessa real necessidade da obra e reforçou que ainda “há muito o que fazer por esta RA. E estamos com um olhar especial pela região”.

Entre outros presentes à comemoração da maioridade do Sudoeste, também esteve no evento o deputado distrital Sardinha, acompanhado de sua esposa.