Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/05/2021 às 12:46, atualizado em 19/05/2021 às 13:39
Ao ser vacinado, nesta quarta (19), chefe do Executivo local disse acreditar que imunizante chegue a 70% da população até outubro
Quatro meses após o Distrito Federal iniciar a vacinação contra o coronavírus (covid-19), chegou a vez de o governador Ibaneis Rocha ser imunizado. O chefe do Executivo recebeu a primeira dose nesta quarta-feira (19), no Parque da Cidade. Ibaneis Rocha tem 49 anos, é diabético e, portanto, se encaixa no atual grupo de vacinação, que contempla pessoas entre 30 e 59 anos com comorbidades. A vacina aplicada nele foi a da AstraZeneca, cuja segunda dose está agendada para 11 de agosto.
[Olho texto=”“A vacinação vai me dar um pouco mais de liberdade para ajudar o povo” ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]
Ibaneis chegou ao ponto de drive-thru no Estacionamento 13 por volta das 9h15 e aguardou cerca de 35 minutos na fila para ser vacinado. Ele agendou o seu horário para o primeiro do dia, a partir das 9h30. A movimentação no local estava tranquila e os profissionais de saúde animavam cada pessoa que chegava para ser imunizada.
Enquanto aguardava, o governador conversou com a imprensa. Disse que a prioridade do governo neste momento é vacinar professores e profissionais da educação e, em seguida, os rodoviários. Ao receber o imunizante, Ibaneis Rocha destacou a emoção de estar protegido.
“Para mim, que ando na rua o tempo todo e encontro as pessoas, é como uma libertação”, declarou. “A gente se sente muito bem, até porque não tem como ser governador e não ter contato com o povo. A vacinação vai me dar um pouco mais de liberdade para ajudar o povo”. O governador aproveitou para doar 100 cestas básicas e dez sacos de ração para as campanhas Solidariedade Salva e Solidariedade Salva Pets.
Público especial
[Numeralha titulo_grande=”565.556 ” texto=”pessoas do DF com comorbidades já receberam a primeira dose do imunizante” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O público com comorbidades da faixa etária atualmente contemplada será vacinado até sexta-feira (21) nos endereços listados pela Secretaria de Saúde (SES). Até terça (18), o DF havia imunizado 565.556 mil pessoas com a primeira dose da vacina. Já o total de cidadãos que receberam a segunda dose é de 295.211 mil.
“Temos que tomar todos os cuidados para evitar a doença”, alertou Ibaneis Rocha. “Espero que as pessoas se cuidem e aguardem o momento de se vacinar. Espero até setembro, outubro, termos 70% da população do DF vacinada, para retomarmos a vida com normalidade.”
Quem se encaixa nos grupos para ser imunizado precisa se cadastrar no site da Secretaria de Saúde, independentemente da idade, antes de prosseguir com o agendamento – nesse caso, quando houver vagas disponíveis para a faixa etária correspondente. Ao todo, 190.825 pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos já se cadastraram.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Agendamento
Pessoas com síndrome de Down, em terapia renal substitutiva e com imunossupressão podem agendar a vacinação a partir dos 18 anos de idade. Gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência inscritas no BPC, com idade entre 18 e 59 anos, não precisam fazer o agendamento. A esse público, basta procurar um dos 55 pontos de vacinação para receber o imunizante.
Gestantes com comorbidades também não precisam agendar. No entanto, devem procurar pontos de imunização específicos. Saiba aqui onde são esses locais. As gestantes sem comorbidades e demais públicos deverão agendar.
Há exatos quatro meses, as primeiras doses contra a covid-19 foram aplicadas no DF. A enfermeira Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos, foi a primeira a ser vacinada em cerimônia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade hospitalar que recebeu a primeira paciente contaminada pela doença no DF, em março de 2020.