22/05/2021 às 11:46, atualizado em 24/05/2021 às 17:27

Abertas 250 vagas para o programa ‘Filhos deste Solo’

Empreendedores rurais serão qualificados em cursos de gestão de negócios e desenvolvimento

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDITOR: ABNOR GONDIM

Empreendedores rurais, entre 15 e 29 anos, poderão se inscrever, a partir deste sábado (22) até o dia 4 de junho, em 250 vagas oferecidas em curso on-line pela organização social Aliança Empreendedora. A capacitação é promovida por uma parceria entre a Emater e a Secretaria de Empreendedorismo do DF.

A inciativa faz parte do programa Filhos deste Solo, que beneficia jovens e adultos responsáveis por atividades empreendedoras no meio rural em busca de geração de renda e interessados em ampliar o potencial dos seus negócios.

A formação será entre os dias 7 e 16 de junho, via WhatsApp, com acompanhamento de especialistas da Aliança Empreendedora. Serão fornecidos conteúdos?exclusivos sobre gestão de negócios e desenvolvimento do autoconhecimento do empreendedor.

[Olho texto=”É mais um passo para a melhoria do ambiente de negócio rural que estamos desenvolvendo por meio das diversas ações de forma concomitante” assinatura=”Amós Batista, secretário de Empreendedorismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Empreender na crise

Um dos motivos para a oferta do curso é o fato de que, em momentos de crise econômica e social, o empreendedorismo historicamente se apresenta como opção e necessidade para pessoas que estão buscando renda, e em 2020 não foi diferente. De acordo com os dados disponibilizados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020/2021 com o Sebrae Nacional, 23,5% da população adulta recorreu ao empreendedorismo para criar o próprio trabalho.

“A Secretaria de Empreendedorismo e a Emater já vinham conversando sobre essa parceria, e a entrada da Aliança Empreendedora no eixo dessas ações apenas fortaleceu ainda mais esse laço que construímos”, afirmou o secretário de Empreendedorismo do DF, Amós Batista. “É mais um passo para a melhoria do ambiente de negócio rural que estamos desenvolvendo por meio das diversas ações que já estão acontecendo de forma concomitante”, emendou.

[Olho texto=”“É parte da nossa missão oferecer as condições para que os jovens tirem seus sonhos do papel e desenvolvam negócios prósperos e sustentáveis”” assinatura=”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o dirigente da pasta, o edital  Pró-Rural/DF, publicado em janeiro deste ano,  foi, sem dúvida, o primeiro grande passo para atração de investimentos e fomento para geração de mais empregos e renda. “Agora, estamos trazendo parcerias com foco na capacitação do empreendedor rural, e isso é só o começo do que ainda tem para vir”, projetou,  reforçando que a Secretaria tem outras ações planejadas para dar prosseguimento à sua missão em 2021.

No bloco dessa mocidade

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca,  o curso é mais um passo que o Governo do Distrito Federal dá no sentido de qualificar o jovem do campo para o empreendedorismo. “É parte da nossa missão oferecer as condições para que os jovens tirem seus sonhos do papel e desenvolvam negócios prósperos e sustentáveis”, reforçou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Eu vou no bloco dessa mocidade que segue em frente, não foge da raia e segura o rojão”, brincou a dirigente da empresa pública, citando trecho da música “E Vamos À Luta”, do cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991) para destacar a força do jovem da zona rural.

“Estamos unidos e compartilhando do mesmo objetivo: mostrar aos jovens que moram no campo que é possível, sim, viver e empreender onde eles já residem. Hoje a área rural representa cerca de 70% do território do Distrito Federal. Temos que criar emprego e renda nessas comunidades, e o empreendedorismo é a melhor saída”, apontou o subsecretário de Fomento ao Empreendedorismo do DF, Danillo Ferreira.

Inscrições

Para fazer inscrições, clique aqui.

*Com informações da Secretaria de Empreendedorismo