Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/05/2021 às 16:39, atualizado em 30/05/2021 às 16:45
Vias mais iluminadas com 2.202 lâmpadas dão segurança e economia de 40% aos cofres públicos
Quem passa pela 1ª Avenida Sul de Samambaia deve ter notado que a via está mais clara. Detalhes dos 9 km da rua que corta a cidade são possíveis de serem enxergados com mais nitidez. As 2.202 lâmpadas convencionais foram trocadas pelas de LED. O que também significa: mais iluminação e menos gastos. Condutores de veículos, ciclistas e pedestres ganham ainda mais segurança.
As novas lâmpadas de LED são mais modernas e econômicas. São também equipamentos mais potentes. Elas produzem uma luz branca, mais próxima à solar, o que aumenta a visibilidade das vias durante a noite. A Companhia Energética de Brasília (CEB) calcula uma economia média de até 40% na conta de energia.
A 1ª Avenida Sul é uma das principais ruas de Samambaia. A avenida passa por importantes logradouros do centro urbano, como a Administração, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), feira livre e o Centro Olímpico.
[Olho texto=”“O investimento chegou em boa hora, a cidade inteira saiu ganhando. Reflete nos mais diversos setores, como segurança e economia, além da qualidade de vida da comunidade local”” assinatura=”Gustavo Aires, administrador de Samambaia” esquerda_direita_centro=”direita”]
“Não foi somente a 1ª Avenida que recebeu a nova iluminação. Nas áreas comerciais adjacentes, onde estão estacionamentos, também foram feitas a troca de lâmpadas”, explica Renata Letícia, chefe da assessoria de planejamento da Administração de Samambaia.
A substituição das lâmpadas convencionais pelas luminárias de LED em Samambaia faz parte do projeto de Eficientização da Iluminação Pública, da CEB. O projeto prevê 2.282 luminárias de LED ao todo. O valor total do serviço é de aproximadamente R$ 2,58 milhões.
“O investimento chegou em boa hora, a cidade inteira saiu ganhando. Reflete nos mais diversos setores, como segurança e economia, além da qualidade de vida da comunidade local”, disse o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.
[Olho texto=”“A iluminação pública da cidade era antiga e precisava de investimentos. Com a iluminação de LED nas principais vias, a visibilidade vai melhorar na região e a população irá sentir um impacto muito positivo”” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Ação é ampla
Deixar as ruas e avenidas de Samambaia mais iluminadas e seguras é um esforço que envolve as secretarias de Economia e de Infraestrutura e Serviços Públicos, CEB e a administração local. A ação é ampla e prevê a troca das lâmpadas convencionais nas principais avenidas da cidade.
Foram definidas como prioridade as avenidas de maior circulação de pessoas, com paradas de ônibus mais movimentadas e com grande fluxo de comércio.
Além da 1ª Avenida Sul, o serviço já foi executado nos 2,5 km, no lado das quadras pares, da 1ª Avenida Norte e na Avenida Noroeste, que tem 1,5 km de extensão. Na segunda etapa, a substituição das lâmpadas será realizada na 2ª Avenida Sul e Norte, quadras pares e ímpares, totalizando 20 km.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O projeto prevê 2.282 luminárias de LED, ao todo. Desse total, 2.202 luminárias de LED têm 280W, 33 luminárias são de 160W e 47 luminárias têm 120W.
O presidente da CEB, Edison Garcia, enfatiza o compromisso da empresa de melhorar a iluminação pública de todo o Distrito Federal, atuando com os projetos de eficientização, como esse realizado em Samambaia. “A iluminação pública da cidade era antiga e precisava de investimentos. Com a iluminação de LED nas principais vias, a visibilidade vai melhorar na região e a população irá sentir um impacto muito positivo”, disse Garcia.