08/06/2021 às 17:16, atualizado em 10/06/2021 às 11:32

Complexo Cultural da República recebe manutenção e limpeza

Neste semestre, nove espaços culturais, como teatro e museus, já receberam melhorias e ações preventivas

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

[Olho texto=”“Esse trabalho é um conjunto de ações extensivas, chegando, agora, ao entorno do Museu Nacional Honestino Guimarães e da Biblioteca Nacional Leonel Brizola. Essa paisagem forma um dos mais belos cartões-postais da capital”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um dos espaços públicos mais visitados de Brasília, a Praça do Complexo Cultural da República está no rol de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) para manutenção e preservação do patrimônio. Frequentada por skatistas, artistas, visitantes do Museu e da Biblioteca e transeuntes, a área passou por uma reforma por meio de parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Foram feitos os serviços de fresagem, varrição, catação, lavagem e pintura dos meios-fios. As ações integram o programa Brasília, Cidade Patrimônio, lançado neste ano pela Secec.

O próximo passo é a manutenção e limpeza dos dois espelhos d’água, que terão a estrutura de concreto recuperada, em uma operação que necessitará da remoção segura e acondicionamentos dos peixes. Depois, os bancos serão pintados. Essa segunda fase da reforma segue para contratação de empresa.

Espaço público recebe ações de limpeza e organização, um trabalho executado em parceria com o SLU | Foto: Divulgação/Secec

“A Secec escolheu, como eixo central para 2021, o zelo e a salvaguarda do patrimônio, e tivemos, como símbolo, a reabertura do Museu de Arte de Brasília [MAB], moderno, inclusivo e sustentável, depois de 14 anos de abandono. Esse trabalho é um conjunto de ações extensivas, chegando, agora, ao entorno do Museu Nacional Honestino Guimarães e da Biblioteca Nacional Leonel Brizola. Essa paisagem forma um dos mais belos cartões-postais da capital”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outros pontos 

A Secec segue ainda com frentes de manutenção em equipamentos, como o Memorial dos Povos Indígenas (novo sistema de proteção contra incêndios, troca de piso) e o Conjunto Fazendinha (ações emergenciais).

Neste semestre, nove espaços culturais sob gestão da Secec passaram por melhorias e ações preventivas. Um deles foi o Teatro Nacional Claudio Santoro (sistema de refrigeração). Neste momento, o equipamento segue em fase decisiva para acessar recurso de R$ 33 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) para a reforma da Sala Martins Pena.

“O segundo semestre será de outras importantes entregas, a exemplo da Concha Acústica, que formará, ao lado do MAB, um pulsante polo cultural na orla da Vila Planalto”, aponta o secretário executivo da Secec, Carlos Alberto Jr.

*Com informações da Secec