10/06/2021 às 19:27, atualizado em 10/06/2021 às 19:30

Sedes exibe em evento inovações de sucesso na pandemia

Módulo de Gestão de Demandas e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram apresentados em encontro on-line do Ministério da Cidadania

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

As inovações do sistema de gestão de demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as ações socioassistenciais vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram apresentadas na quarta-feira (9) no evento on-line “Diálogos Estaduais sobre Proteção Social Básica”, promovido pelo Ministério da Cidadania. O objetivo foi apresentar experiências sobre o atendimento no contexto da pandemia de covid-19. Participaram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e de órgãos correlatos dos estados do Centro-Oeste.

Servidores da Sedes apresentam inovações implementadas pela secretaria no período de pandemia | Foto: Divulgação/Sedes

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social apresentam inovações do sistema de gestão de demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as ações socioassistenciais vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) neste período de pandemia | Foto: Divulgação/Sedes

“O serviço de convivência tem a característica de ser desenvolvido em grupos. Tínhamos que pensar e dar uma resposta rápida que permitisse a oferta do serviço diante de um contexto tão atípico! ” É assim que o diretor de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Clayton Andreoni Batista, resume o desafio enfrentado na pandemia.

Segundo ele, nos 17 Centros de Convivência, nos 5 Cras que executam o serviço e nas 18 organizações parceiras, inicialmente houve a suspensão do serviço, com a garantia de alimentação ao público atendido. Mas, em seguida, foram criados protocolos adequados para o atendimento.

Grupos de WhatsApp, ferramentas de videoconferência e lives passaram a fazer parte do dia a dia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Nós estamos trazendo essas perspectivas para grupos de adolescentes, de crianças, de idosos…”, explica Clayton Andreoni.

[Olho texto=”“Quem estava na frente da fila nem sempre era quem era a prioridade. Uma pessoa idosa, uma gestante, dificilmente ficava em primeiro na fila”” assinatura=”Delma Pereira, diretora de Atenção Integral às Famílias” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um Plano de Ação Específico para cada unidade foi elaborado considerando o cenário epidemiológico, as realidades locais e recursos disponíveis, o perfil e interesse dos usuários atendidos, os protocolos de segurança vigentes e as recomendações nacionais para a garantia de manutenção das ofertas socioassistenciais no contexto da pandemia, além das modalidades de atendimento implementadas.

Módulo de Gestão de Demandas

A diretora de Atenção Integral às Famílias, Delma Pereira Borges, compartilhou durante o evento on-line a experiência de implantação do Módulo de Gestão de Demandas do Sistema Integrado de Desenvolvimento Social. Os 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) passaram a atender de acordo com um agendamento solicitado pelo número 156 ou no site da Sedes.

A experiência havia sido iniciada ainda em 2018 no Cras de Itapoã para organizar a prioridade nas filas. “Quem estava na frente da fila nem sempre era quem era a prioridade. Uma pessoa idosa, uma gestante, dificilmente ficava em primeiro na fila”, relata a servidora. O agendamento permite elencar as prioridades. Com a pandemia, o sistema foi ampliado para toda a rede de proteção social básica. “Atualmente, o sistema consegue captar todas as pessoas do DF que solicitam algum atendimento da assistência social”, diz Delma Pereira.

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A análise dos dados permite também um diagnóstico mais detalhado da demanda por serviços de assistência social no DF, o que possibilita assessorar a gestão na hora de decidir onde instalar uma nova unidade de atendimento. “Trouxe uma melhoria e uma inovação para a gestão”, explica a servidora. A expectativa é a de que o Módulo de Gestão de Demandas se mantenha ativo, mesmo após o fim das restrições impostas pela pandemia.

 

*Com informações da Sedes