13/06/2021 às 16:47, atualizado em 13/06/2021 às 18:09

Um novo visual com a reforma das quadras 507 e 508 Sul

Serviços atingem 60% de execução nesta semana. Em outras nove quadras, obras avançam para dar mais infraestrutura à Avenida W3 Sul

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Quem caminha pelas quadras 507 e 508, na W3 Sul, já percebe um novo visual. As obras, com novos estacionamentos e calçadas, devem ser as próximas a serem concluídas ao longo da Avenida W3 Sul. Nesta semana, os serviços por lá atingiram 60% de execução. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 2,537 milhões no trecho.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Na CRS 508, onde fica o Centro Cultural Renato Russo, o avanço das obras é grande. O piso modelo Fulget, similar à granitina, foi instalado em frente às lojas | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A proposta é reformar toda a icônica avenida, que já foi o ponto comercial mais disputado de Brasília. O custo total da reformulação de toda a região é de quase R$ 15 milhões, sendo que quatro quadras (509, 510, 511 e 512 Sul) já foram inauguradas no ano passado. Cerca de 800 empregos foram gerados em toda a empreitada.

[Olho texto=”“A revitalização da W3 Sul é parte fundamental do processo de recuperação do Plano Piloto que estamos fazendo”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na CRS 508, onde está localizado o Centro Cultural Renato Russo, o avanço das obras é grande. O piso modelo Fulget, similar à granitina, foi todo instalado em frente às lojas. O beco foi recuperado e um dos estacionamentos no fundo do comércio, na via W2, está novo e funcionando normalmente. Já a 507 teve o canteiro central concluído e o estacionamento de piso intertravado está na fase final.

Proprietário de uma loja de refrigeração, o empresário Bruno Coimbra, 37 anos, aposta em um novo momento do comércio com o fim das obras. “Está melhorando muito. O piso em frente às lojas era horrível e agora tenho certeza que vai aumentar a circulação de pessoas”, aponta. “Falta concluir o estacionamento para o cliente parar o carro e vir até os estabelecimentos com mais tempo e tranquilidade”, diz Coimbra.

Antônio Lúcio, 50 anos, é gerente de um empório com acesso pela W2 Sul. Para ele, as calçadas mais largas e acessíveis são o ponto mais positivo da reforma. “Eram estreitas demais, ruins para caminhar. E elas dão acesso às nossas lojas”, explica. “Parece que vão praticamente dobrar de tamanho”, revela, acertadamente. De acordo com a Secretaria de Obras, elas passaram de cerca de 1m de largura para 2,20m nas duas comerciais.

Outras nove quadras em obras

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) é a responsável pelo projeto de melhoria da avenida, atendendo a demanda de um perfil amplo de usuários do setor, desde pedestres a condutores de automóveis. A Secretaria de Obras, por meio de empresas terceirizadas, executa os serviços.

Beco da Avenida W3 Sul, na quadra 508, passou por obras de revitalização

“A revitalização da W3 Sul é parte fundamental do processo de recuperação do Plano Piloto que estamos fazendo”, observa o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “O objetivo é retomar o comércio na região e reviver os tempos áureos dessa importante via. Em dezembro deste ano, se Deus quiser, teremos uma W3 pronta e mais moderna”, afirma.

Além da 507/508 Sul, outras nove quadras (502, 503, 504, 505, 506, 513, 514, 515 e 516 Sul) também estão sendo totalmente reformadas . As obras são agrupadas em quatro lotes. A 502/503, por exemplo, já atingiu cerca de 45% de execução, segundo acompanhamento da Secretaria de Obras.

Os serviços em toda a via incluem a reforma dos estacionamentos, drenagem, nivelamento das calçadas com piso tátil e rampas, arborização e paisagismo, reforma dos becos entre os blocos, pintura e sinalização.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nova experiência na W3”

As melhorias estão sendo executadas com recursos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Na avaliação do presidente da empresa, Izidio Santos Junior, a nova W3 terá mais atrativos para o brasiliense. “A proposta é que a experiência prazerosa de lazer, convivência e consumo atraia maior fluxo de pessoas às lojas, gerando emprego e renda para a cidade”, destaca.

Estágio das obras:

507 Sul

Concluído:
– Canteiro central entre as pistas da avenida;
– Estacionamento e calçadas em frente aos blocos da SQS 307 (80% de conclusão)*;

Falta:
– Piso em frente ao comércio da W3 Sul;
– Vagas e calçadas nos fundos do comércio (W2 Sul);
– Becos da quadra;

508 Sul

Concluído:
– Piso em frente ao comércio da W3 Sul;
– Canteiro central entre as pistas da avenida;
– Estacionamento e calçadas em frente aos blocos da SQS 308;
– Beco da quadra;

Falta:
– Estacionamento da via W3 Sul;
– Vagas e calçadas nos fundos do comércio (W2 Sul).