15/06/2021 às 19:22, atualizado em 15/06/2021 às 19:35

Ônibus gratuito para Restaurante Comunitário de Ceilândia

Sociedade civil aprova medida para manter a oferta de refeições para comunidade do Sol Nascente

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“É muito importante esse esforço do GDF em buscar alternativas para manter esse atendimento à população vulnerável que frequenta a unidade do Sol Nascente” ” assinatura=”José Ivan Mayer de Aquino, presidente do Consea” esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea), José Ivan Mayer de Aquino, acompanhou, nesta terça-feira (15) o funcionamento da linha de ônibus gratuita que leva os frequentadores do Restaurante Comunitário do Sol Nascente para retirar as marmitas na unidade de Ceilândia Centro.

Como a unidade do Sol Nascente está temporariamente fechada, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) disponibilizou veículo para manter a oferta de refeições à população em vulnerabilidade social. Desde sexta-feira, uma linha de ônibus leva os frequentadores para a unidade de Ceilândia Centro e traz de volta para o Sol Nascente, entre as 10h30 e as 14h, com intervalos de aproximadamente 30 minutos, tanto para ida quanto para retorno.

Representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal visitaram o Restaurante Comunitário de Ceilândia Centro; percurso foi feito no ônibus gratuito que, desde sexta-feira, sai do Sol Nascente | Foto: Divulgação/Sedes

“Toda a equipe foi muito atenciosa”, afirma José Ivan. “É muito importante esse esforço do GDF em buscar alternativas para manter esse atendimento à população vulnerável que frequenta a unidade do Sol Nascente, enquanto não é concluído o processo de licitação para a contratação da nova empresa que vai fornecer a alimentação da unidade.”

O presidente do Consea diz ter percebido ainda pouco movimento nos ônibus. “Muitos não sabem desse serviço ainda, por isso é importante todo tipo de divulgação”, enfatiza. “Avalio que o serviço pode ser mais bem-aproveitado. Foi uma boa alternativa encontrada pelo governo.”

José Ivan pretende marcar uma reunião com representantes da Sedes para verificar o andamento dessa licitação e avaliar formas de agilizar o processo quando houver novas contratações das empresas terceirizadas que fornecem alimentação dos restaurantes comunitários.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Composto por 24 representantes de entidades da sociedade civil e 12 de órgãos do GDF, o Consea tem entre suas funções acompanhar o andamento de políticas públicas relacionadas à garantia da segurança alimentar e nutricional, fiscalizar e sugerir medidas para qualificar o serviço.

Viagens

A linha gratuita é fruto de uma parceria entre a Sedes e a Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB) com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional dos usuários.

O Restaurante Comunitário do Sol Nascente, que também atende ao público do Pôr do Sol, está temporariamente fechado para troca da empresa responsável pelo serviço de preparo e fornecimento das refeições.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social