21/06/2021 às 18:23

Governo e comunidade se unem para tratar sobre regularização

Workshop, que ocorrerá nos próximos dois dias (22 e 23), também debaterá a urbanização na região e ocorrerá virtualmente

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico e a administração regional promovem nos dias 22 e 23 deste mês (terça e quarta-feira) o 3º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico. Esta edição, em decorrência da pandemia, ocorrerá virtualmente, direto do Centro de Práticas Sustentáveis – CPS, no Jardins Mangueiral. A solenidade de abertura será nesta terça (22), às 18h30.

Entre os objetivos do evento estão orientar e inserir a participação comunitária nos processos de regularização e urbanização da região. Para tanto, o workshop promoverá debates visando propor soluções que analisem os processos de regularização da Região Administrativa do Jardim Botânico.

Foto: Arquivo/Agência Brasília

Durante o evento, os moradores terão reuniões individuais, salas temáticas e poderão debater a regularização e a urbanização, além de cursos voltados para o desenvolvimento regional | Foto: Arquivo/Agência Brasília

“A proposta é unir a comunidade e governo, para juntos analisarem os projetos de regularização da cidade”, ressalta o administrador regional Hamilton Santos. “A iniciativa é muito importante para que os órgãos do governo consigam esclarecer dúvidas e colocar as dificuldades que são encontradas tanto pelo poder público, quanto pelos particulares nas questões que envolvem a regularização fundiária”, completa.

A presidente do Movimento Comunitário, Maria Luiza Fonseca do Valle, lembra a forte representatividade que o evento tem para a comunidade. “Consideramos esse o evento mais importante do ano. Uma oportunidade única de aproximar o poder público das nossas demandas comunitárias. É também uma oportunidade de todos juntos pensarmos soluções para nossos problemas comuns, fazendo da nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver”, avalia Maria Luiza.

Nesta edição, haverá salas com reuniões individuais, onde cada órgão realizará os atendimentos solicitados pelos condomínios. E, ainda, salas temáticas com assuntos determinados pelos órgãos, além de uma mesa redonda para debater a regularização e a urbanização. A novidade são os cursos que serão apresentados por alguns órgãos e parceiros visando debater relevantes assuntos que contribuam para o desenvolvimento regional.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dinâmica

Regularização (dia 22): A proposta do evento é oferecer suporte técnico para os síndicos e comissões de regularização de cada condomínio, acelerando os processos de regularização fundiária e mostrando aos técnicos do governo as dificuldades e gargalos burocráticos que os condomínios têm.

Urbanização (dia 23): Já no caso da urbanização, o workshop será uma grande oportunidade da comunidade debater com o GDF as prioridades da cidade do Jardim Botânico, analisando e catalogando as prioridades de urbanização, principalmente no campo da educação, saúde, segurança, mobilidade e de sustentabilidade, ocorrendo por meio de reuniões temáticas e mesas redondas.

Como participar?

Os interessados devem fazer a inscrição no site www.mcjb.org.br/workshop

Serviço:

A solenidade de abertura será nesta terça-feira (22), às 18h30.

– Virtual: canal ou youtube do MCJB

– Local presencial: Centro de Práticas Sustentáveis, Jardins Mangueiral.

 

*Com informações da Administração Regional do Jardim Botânico