22/06/2021 às 12:23, atualizado em 22/06/2021 às 16:18

Prêmio Respostas para o Amanhã prorroga inscrições

Até 19 de julho, docentes podem inscrever estudantes do ensino médio de escolas públicas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Novidade, este ano, são os workshops e mentorias a serem realizados com os participantes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As inscrições para a oitava edição do Prêmio Respostas para o Amanhã foram prorrogadas até 19 de julho. A proposta busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas, orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas de ciências da natureza e de matemática e suas tecnologias.

Arte: Divulgação/SEE

O objetivo é desafiar a encontrar soluções com ciência e tecnologia para demandas reais. O prêmio é uma iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, que este ano contempla 35 países. Originalmente, a promoção se chama Solve for Tomorrow. As inscrições devem ser feitas pelos docentes por meio da página do prêmio.

As questões

Este ano, os participantes serão estimulados a encontrar alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver questões locais. A ação tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo dos concorrentes, por meio de workshops e mentorias virtuais realizados por voluntários, tanto no período de inscrições quanto nas fases semifinalistas.

As equipes participantes devem ter de três a cinco integrantes. Cada um dos grupos precisa desenvolver um projeto que destaque o uso desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

“Como é o lugar onde você vive? Quem são as pessoas que compartilham esse espaço com você? Como tornar esse lugar melhor para viver e conviver?” – Esses são alguns dos questionamentos utilizados pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, como estímulo a ideias e ações que possam fazer diferença na vida das comunidades em que os estudantes residem e também no mundo.

Abordagem Stem

A premiação tem foco na abordagem Stem – sigla em inglês para Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) –, que parte de um desafio ou problema para possibilitar múltiplas soluções ou respostas. A proposta é incentivar a busca dos jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Etapas da premiação

Os semifinalistas serão anunciados em agosto, e os finalistas, em outubro. Em novembro será feita a divulgação dos vencedores, definidos por uma comissão avaliadora junto ao júri popular.

[Olho texto=”Um smartphone é o prêmio destinado à primeira colocação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Estudantes, professores e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção. Para os projetos semifinalistas, o professor orientador e até um docente parceiro ganharão um notebook.

No caso dos projetos finalistas, haverá a participação das dez equipes na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e a entrega de um notebook para cada estudante das dez equipes finalistas.

Como prêmios para os projetos vencedores nacionais, os estudantes poderão ganhar um smartphone, item reservado ao primeiro lugar. O segundo colocado receberá um tablet, enquanto o terceiro ganhará um smartwatch.

Solve for Tomorrow no Brasil

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A coordenação-geral do prêmio é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Cronograma do Prêmio Respostas para Amanhã

  • Até 19 de julho – inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes
  • 1º de julho a 2 de agosto – avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação
  • 3 de agosto – divulgação dos semifinalistas
  • 9 de agosto a 30 de setembro – mentorias aos semifinalistas
  • 8 de outubro – divulgação dos finalistas
  • 13 de outubro a 12 de novembro – mentorias aos finalistas
  • 11 a 17 de novembro – votação para definir vencedores do júri popular
  • 17 de novembro – avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã
  • 18 de novembro – cerimônia de anúncio dos vencedores nacionais e do júri popular.

*Com informações da Secretaria de Educação