30/06/2021 às 17:47, atualizado em 25/04/2024 às 12:17

Mais bocas de lobo estão sendo limpas no Plano Piloto

‘GDF Presente’ atua na manutenção da região central da capital para evitar inundações. Trabalho se concentra na L4 Norte e na Vila Telebrasília

Por GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | Edição: Freddy Charlson

A semana foi dedicada à limpeza de bocas de lobo no Plano Piloto. Equipes do GDF Presente atuam na manutenção da região central da capital para evitar inundações das ruas na época das chuvas. O foco foram os bueiros da Avenida L4 Norte e da Vila Telebrasília. Cerca de 40 bocas de lobo já foram desobstruídas.

Foto: Divulgação/GDF Presente

As equipes limparam bocas de lobo na L4 Norte e Vila Telebrasília e utilizaram 6,2 mil toneladas de asfalto para tapar buracos na SQN 407. Houve, ainda, poda de árvores e recolhimento de lixo verde na 311 Norte | Foto: Divulgação/GDF Presente

Por ser ao lado do Lago Paranoá, em uma região de declive, toda a água da Asa Norte cai na L4 Norte e os alagamentos na avenida são comuns no período chuvoso. As equipes do Polo Central Adjacente III, com apoio de dez reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e da Administração Regional, desobstruíram os bueiros na via.

[Olho texto=”Na Vila Telebrasília, os trabalhadores do GDF Presente também acabaram com um transbordo irregular, de onde recolheram 40 toneladas de entulho, e lavaram um Ponto de Encontro Comunitário” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador do Polo Central Adjacente III, Leandro Cardoso, as bocas de lobo estavam cheias de sujeira, terra e folhas levadas pelas chuvas, mas também por dejetos jogados pela população. “Tinha garrafa de refrigerante, latinha de cerveja, tudo que é lixo que as pessoas jogam nas ruas e a chuva leva para o bueiro”, conta. “Já estamos prevenindo os alagamentos que acontecem com as chuvas.”

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, explica que o trabalho de limpeza de boca de lobo não pode parar. “Ele é feito de forma corretiva, quando identificamos alguma obstrução, mas também de forma preventiva, que é esse trabalho fora do período de chuva que impede o acúmulo de resíduos nesses espaços”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As equipes também utilizaram 6,2 mil toneladas de asfalto para tapar buracos na SQN 407, podaram árvores e recolheram lixo verde na 311 Norte, que também recebeu lavagem de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC). O PEC da 305 Sul também foi lavado.

A Vila Telebrasília, antigo acampamento pioneiro às margens do Lago Paranoá, também recebeu ações do GDF Presente. Além da limpeza de seis bocas de lobo, os trabalhadores acabaram com um transbordo irregular, de onde recolheram 40 toneladas de entulho, e lavaram um PEC, ao lado do campo de futebol sintético.