05/07/2021 às 21:20, atualizado em 05/07/2021 às 22:00

Professores e pessoas em situação de rua: vacina na quarta (7)

Profissionais da Educação serão imunizados com dose única da Janssen em 15 pontos do DF, por meio de lista nominal

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“É um passo importante a aplicação de doses únicas para os professores, pois isso vai permitir a retomada das aulas, de forma presencial, no início de agosto”” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

A partir de quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde (SES) dará continuidade à vacinação da população em situação de rua e dos profissionais da educação básica ao ensino médio da rede pública. Para esses grupos, serão destinadas 21,5 mil doses do imunizante Janssen que chegaram ao Distrito Federal no último sábado (3).

A vacinação dos educadores ocorrerá em 15 pontos, por meio de lista nominal elaborada pela Secretaria de Educação (SEE). Ao mesmo tempo, as equipes volantes dos consultórios de rua farão a aplicação das doses em quem vive em situação de rua.

“É um passo importante a aplicação de doses únicas para os professores, pois isso vai permitir a retomada das aulas, de forma presencial, no início de agosto”, avalia o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Os moradores de rua também fazem jus a esse tipo de vacina, porque é muito difícil localizar essas pessoas, futuramente, para aplicar uma segunda dose, tendo em vista as características desse público.”

São 21,5 mil doses do imunizante Janssen destinadas a professores e pessoas em situação de rua | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Agendamentos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nos próximos três dias, a Secretaria de Saúde vai imunizar 41.009 pessoas que agendaram vacinação pelas faixas etárias de 44 a 59 anos e com comorbidades de 18 a 43 anos. Por idade, foram feitos 40.018 agendamentos, e com alguma doença pré-existente, 992.

Segue aberta, sem necessidade de agendamento, a vacinação para quem tem 60 anos ou mais e gestantes e puérperas com comorbidades. Os idosos são atendidos em qualquer um dos 55 locais de vacinação. Já as gestantes e puérperas com comorbidades receberão o imunizante em pontos específicos – consulte aqui.

O DF já recebeu 1.830.250 doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer-BioNTech e aplicou, até a noite do último domingo (4), um total de 1.374.531 doses. Na Rede de Frio Central há 205.420 doses da AstraZeneca e 38.120 da CoronaVac para aplicação da segunda dose neste mês.

*Com informações da Secretaria de Saúde