16/07/2021 às 18:06, atualizado em 16/07/2021 às 18:12

Carteira de motorista gratuita para mil contemplados no DF

Os beneficiados pelo programa Habilitação Social já podem consultar o site do Detran e verificar se estão entre os selecionados

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

[Olho texto=”“Mais que um documento, a CNH é uma ferramenta de trabalho. Esse benefício visa o protagonismo do cidadão. É mais uma forma que o GDF criou para que quem mais precisa tenha condições de evoluir mais e mais”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social substituta” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os mil contemplados pelo Programa Habilitação Social, também chamado de CNH Social, inscritos em programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) estão definidos. Os candidatos devem acessar a plataforma do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), informar o CPF e conferir se estão entre os beneficiários selecionados.

“Mais que um documento, a CNH é uma ferramenta de trabalho. Esse benefício visa o protagonismo do cidadão. É mais uma forma que o Governo do Distrito Federal criou para que quem mais precisa tenha condições de evoluir mais e mais”, acredita a secretária de Desenvolvimento Social substituta, Ana Paula Marra.

De acordo com os levantamentos recentes, cerca de 18 mil pessoas se candidataram ao recebimento do benefício. Entre os critérios pré-estabelecidos pela Portaria nº 87/2020 estão: estar na faixa de extrema pobreza e beneficiário do Programa Bolsa Família. Ainda há as prioridades: egressos ou em acolhimento, pessoa com deficiência, famílias monoparentais chefiadas por mulheres com crianças de 0 a 6 anos.

No portal do departamento está toda a orientação sobre a documentação, prazos e os locais de atendimento, bem como a confirmação da biometria.

O programa

A Habilitação Social vai beneficiar até 5 mil pessoas de baixa renda para os serviços de obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa possibilita a formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, por meio da oferta gratuita de todo o processo de obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.

 

*Com informações da Sedes