3/8/21 19:11
Atualizado em 4/8/21 às 20:00

Atendimento especial para o cidadão no Na Hora de Samambaia

Sejus presta, na Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente, assistência à população da RA com serviços públicos no mesmo espaço

Os moradores de Samambaia receberão, nestas quinta (5) e sexta-feiras (6), os serviços de cidadania e saúde oferecidos gratuitamente pelo programa Sejus Mais Perto do Cidadão. As atividades vão ocorrer das 9h às 17h, na Subadministração de Samambaia, na A/E, QN 431/433. No local, a população receberá atendimentos do Na Hora, como a emissão gratuita da 1ª e 2ª via da identidade, assistência jurídica com a Defensoria Pública, corte de cabelo, entre outros serviços.

Esta edição do programa, que também garante acesso a profissionais como enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, vai oferecer cursos de culinária, agente de portaria e recepcionista | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Esse programa foi criado para atender, principalmente, as pessoas em vulnerabilidade social, que podem encontrar, em um único espaço, diversos serviços públicos, facilitando seu acesso à cidadania e aos seus direitos”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Quem comparecer ao evento também terá acesso a profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, além de orientação odontológica, aferição de pressão e glicemia e prevenção ao glaucoma. Nesta edição, serão oferecidos cursos de culinária, agente de portaria e recepcionista. Para participar, é necessária a inscrição prévia no site. As vagas são limitadas e, para os estudantes, haverá a divulgação de oportunidades de estágio

74.907atendimentos feitos nas 12 edições já realizadas desde o início do programa, em abril de 2019

Por conta da Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 2 a 6 de agosto, a criançada terá uma tenda específica nesta edição do Sejus Mais Perto do Cidadão. Com o tema “Proteger e cuidar! Crianças e adolescentes em primeiro lugar!”, serão realizadas ações para conscientizar a população sobre os direitos e as principais políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no DF, com apresentações, oficinas, brinquedoteca, cantinho da leitura, entre outras. O Sejuquinha, o mascote da Sejus, participará da programação.

Programa

O Sejus Mais Perto do Cidadão foi criado em março de 2019 e transformado, por meio do Decreto nº 39.774, de abril de 2019, em uma ação permanente de governo. O programa está em sua décima terceira edição e já passou pelas regiões administrativas da Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo, Sol Nascente/ Pôr-do-Sol, Itapoã, Ceilândia, Rodoviária do Plano Piloto e Estrutural. Até agora, já foram contabilizados 74.907 atendimentos.

O programa Sejus Mais Perto do Cidadão é realizado com o apoio de outros órgãos do GDF e de instituições parceiras. Nesta edição, a Sejus conta com a parceria da Polícia Civil  (PCDF), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros Militar  (CBMDF), Polícia Militar  (PMDF), BRB, Sesc, Sesi, Senac, Vista Hospital da Catarata, Detran-DF, Defensoria Pública do DF, IBDFam, Instituto Brasil Adentro, entre outros.

*Com informações da Secretaria de Justiça/Sejus