Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/08/2021 às 16:28, atualizado em 11/08/2021 às 19:58
Em parceria com a Secretaria de Saúde, as unidades vão melhorar a capacidade de cirurgias cardíacas de alta complexidade e transplantes
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) vai dobrar a capacidade de cirurgia de alta complexidade adulta e pediátrica em cardiologia e transplantes, conforme a demanda ou necessidade da população do DF. Foram entregues 11 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto, que permitirão tal avanço.
[Olho texto=”“Estes novos leitos possibilitarão mais cirurgias cardíacas adultas e pediátricas, o que resulta na diminuição de mortalidade por conta destes problemas, além de atender demandas reprimidas”” assinatura=”Arilene Luís, assessora especial da Secretaria de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]
Os novos leitos foram inaugurados na antiga unidade coronariana, sendo 6 infantis e 5 adultos. Dois deles possuem capacidade de isolamento. Os leitos de UTI são destinados para pacientes pré ou pós-cirúrgicos. Desta maneira, o ICDF passa de 28 para 39 leitos.
“A Secretaria de Saúde apoia a linha de cuidados ao doente cardíaco e transplantado. A prova disso é esta parceria com o ICDF. Estes novos leitos possibilitarão mais cirurgias cardíacas adultas e pediátricas, o que resulta na diminuição de mortalidade por conta destes problemas, além de atender demandas reprimidas”, explica a médica Arilene Luís, assessora especial que representou o secretário de Saúde Osnei Okumoto na entrega.
Segundo a assessora, o ICDF possui atendimento de referência em cardiologia e transplantes e o objetivo da Secretaria de Saúde é melhorar a assistência à população, reduzir filas e diminuir o número de ações ajuizadas na Justiça.
O general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, superintendente executivo do ICDF, destaca que, apesar das dificuldades, a entrega destes novos leitos é um esforço conjunto de vários setores da sociedade em prol dos atendimentos, principalmente, de crianças que hoje aguardam na fila para realizar algum procedimento de alta complexidade.
[Olho texto=”“Não temos as vagas, mas fazemos o papel da Justiça ao ajuizar as ações. Por isso, é uma honra estar presente nesta entrega, participando da melhoria da Cardiologia de alta complexidade aqui no DF”” assinatura=”Ramiro Nóbrega Sant’ana, coordenador do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]
“Nosso objetivo é atender com celeridade estes pacientes que estão na fila de urgência para que todos sejam tratados o mais rápido possível. Salvar mais vidas é nossa missão, nosso papel com a sociedade”, afirma.
Todos os leitos são equipados com monitorização central, respiradores adultos, pediátricos e neonatais, pontos de hemodiálise e demais equipamentos e insumos necessários a uma UTI de alta complexidade em cardiologia e transplantes.
O que causa uma certa demora para chamar os pacientes da fila é o fato dos procedimentos serem de alta complexidade, muitas vezes transplantes, o que demanda muitos dias de internação na UTI, no pós-operatório.
“Tem pacientes que ficam 20 dias, outros dois meses, outros até 80 dias até se recuperarem o suficiente para irem para um quarto de enfermaria. Esses novos leitos devem aumentar a capacidade em 12 ou 18 pacientes a mais por mês”, ressalta o gerente-geral adjunto do ICDF, Dr. Gebrim.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Segundo Ramiro Nóbrega Sant’Ana, coordenador do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do DF, a demanda por uma cirurgia cardíaca de alta complexidade é muito grande e existe um número muito alto de famílias procurando a Justiça para tentar ter um acesso mais rápido ao procedimento.
“Não temos as vagas, mas fazemos o papel da Justiça ao ajuizar as ações. Por isso, é uma honra estar presente nesta entrega, participando da melhoria da cardiologia de alta complexidade aqui no DF”.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF