29/08/2021 às 09:36, atualizado em 30/08/2021 às 13:56

Festa do Morango começa no próximo fim de semana

Neste ano, o evento será retomado no formato presencial. Confira a programação da Emater-DF

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Cerca de 200 famílias cultivam a fruta no Distrito Federal, aproximadamente 95% delas na região de Brazlândia, onde é realizada a tradicional Festa do Morango | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A tradicional Festa do Morango de Brasília, que ocorre todos os anos em Brazlândia, terá sua 25ª edição realizada em formato presencial, com abertura no dia 3 de setembro, às 19h. O evento será realizado no primeiro fim de semana do mês, estendendo até o feriado de 7 de Setembro (dias 3, 4, 5, 6 e 7), e também no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12), das 9h às 22h.

A festa será realizada na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), com acesso livre e uso obrigatório de máscaras. Devido às recomendações sanitárias e ao decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre a realização de feiras, o evento deste ano ainda não será como nas edições anteriores. Os tradicionais shows e apresentações culturais não poderão ocorrer para evitar aglomerações.

[Olho texto=”“A Festa do Morango é um evento muito importante para os produtores rurais do DF porque divulga a produção local durante o período da safra. É com essa divulgação que há um aumento no consumo da fruta, melhorando a comercialização da produção”” assinatura=”Hélio Lopes, gerente da Emater-DF em Brazlândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No entanto, os demais atrativos estão mantidos, atendendo todas as medidas de segurança, como distanciamento entre os estandes. De acordo com o gerente da Emater-DF em Brazlândia, Hélio Lopes, serão montados 40 espaços de famílias de produtores de morango da região, onde serão vendidas frutas in natura, doces e sucos.

Também haverá 30 estandes para comercialização de flores e outras plantas destinadas a paisagismo. Na praça de alimentação da Morangolândia será possível comprar alimentos para lanches e refeições e bebidas diversas. “A Festa do Morango é um evento muito importante para os produtores rurais do DF porque divulga a produção local durante o período da safra. É com essa divulgação que há um aumento no consumo da fruta, melhorando a comercialização da produção”, avalia.

Atualmente, cerca de 200 famílias cultivam morango no Distrito Federal. Aproximadamente 95% deste total é da região de Brazlândia. Este ano, foram plantados 150 hectares da fruta e a safra está estimada em 4,5 mil toneladas, que devem gerar uma receita bruta R$ 50 milhões.

Realizada pela Arcag, com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e das secretarias de Turismo e de Agricultura, além da Ceasa-DF, a organização do evento é da Associação Cresce.

Este ano, foram plantados 150 hectares para uma produção estimada de 4,5 mil toneladas de morango, o que deve gerar uma receita bruta de R$ 50 milhões

Programação da Emater-DF:

Colha e Pague
Um dos atrativos da Festa do Morango é a atividade Colha e Pague, que já ocorreu em edições anteriores. Nela, o visitante se inscreve para ir até uma propriedade colher morangos, que podem ser consumidos na hora ou levados para casa. No local, ele também receberá suco e lanche feitos com a fruta.

O Colha e Pague será realizado em apenas dois dias de evento, nos dias 5 e 11 de setembro, e as visitas ocorrerão mediante inscrição antecipada, em link que ainda será fornecido. Os grupos serão formados com aproximadamente 10 pessoas de cada vez

Concursos
Durante a Festa do Morango, serão realizados dois concursos: um de receitas e a Mostra de Morangos de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O primeiro é uma parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos dias 1º e 2 de setembro, produtoras rurais inscritas deverão executar receitas feitas com morango. Elas serão acompanhadas por estudantes e professores do curso de gastronomia da Católica, que irá escolher o melhor prato. Dia 5, durante a Festa do Morango, ocorre a premiação.

Já a Mostra de Morangos será em 10 de setembro. Uma comissão julgadora receberá as variedades da fruta em caixas fechadas e sem identificação visível do produtor e deverá avaliar itens como coloração e firmeza, entre outros. O resultado será divulgado no mesmo dia, mas a entrega da premiação ocorrerá em evento de confraternização no final do ano.

Serviço
– 25ª Festa do Morango
– Data: 3 de setembro, 19h (abertura); e dias 4, 5, 6 e 7 e 10, 11 e 12 de setembro, das 9h às 22h.
– Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – Incra 6, BR-080, km 13 (Brazlândia)
– Acesso livre

*Com informações da Emater-DF