31/08/2021 às 19:46

Sedes homenageia profissionais pelas redes sociais

Durante todo o dia, secretaria mostrou atividades do nutricionista que trabalha no Sistema Único de Assistência Social

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“Nomeamos, desde o ano passado, profissionais da área de nutrição para aumentar o time que atua na garantia da segurança alimentar e nutricional do cidadão, em especial daqueles mais vulneráveis, de forma a promover as melhores práticas na promoção de uma alimentação saudável, respeitando a realidade e costumes da comunidade”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, nesta terça-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) fez uma homenagem no seu Instagram oficial para mostrar o papel desse profissional na garantia de uma alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada nos 14 restaurantes comunitários da cidade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, explica que o papel do nutricionista dentro da secretaria é de fundamental importância e vai muito além de simplesmente elaborar um cardápio. “Nomeamos, desde o ano passado, profissionais da área de nutrição para aumentar o time que atua na garantia da segurança alimentar e nutricional do cidadão, em especial daqueles mais vulneráveis, de forma a promover as melhores práticas na promoção de uma alimentação saudável, respeitando a realidade e costumes da comunidade”, enfatiza a gestora.

Neste ano, de janeiro a julho, foram servidas 4.672.150 refeições nos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal. O cardápio é elaborado por nutricionistas para a comunidade da região administrativa da respectiva unidade, priorizando alimentos regionais e fornecidos por agricultores familiares do DF.

Segundo a servidora responsável pela execução do contrato de fornecimento das refeições do Restaurante Comunitário do Itapoã, Thamara Silva de Carvalho, são os nutricionistas, servidores do Governo do Distrito Federal (GDF), os responsáveis pelo controle da qualidade dos alimentos que são servidos nos restaurantes comunitários. “Temos que ter o olhar para observar se os alimentos estão balanceados, a quantidade que é servida na refeição, como é colocado na rampa. Sempre damos prioridade para os alimentos da safra, para frutas e verduras”, explica.

Ação realizada pela Sedes destaca a importância dos nutricionistas nos restaurantes comunitários do DF | Fotos: Renato Raphael/Sedes

A nutricionista lembra que é importante ter um olhar para os costumes e tradições quando se fala em refeições comunitárias. “Preparamos cardápios também mais regionais. Temos o dia da feijoada, temos dobradinha. Além disso, preparamos mensalmente ações de educação alimentar e nutricional para incentivar a alimentação saudável e até ensinar receitas”, conta Thamara Carvalho, da unidade do Itapoã.

Já a nutricionista Nathalia Nagib, gerente do Restaurante Comunitário de Sobradinho, explica que a secretaria faz reuniões frequentes para avaliar o  que é elaborado pelas empresas terceirizadas. “Nessa reunião, nós avaliamos os cardápios que são elaborados pelas nutricionistas da empresa, verificamos combinação de alimentos, cores, se estão cumprindo quantidade de alimentos e proteínas, tudo para fornecer uma alimentação equilibrada para a população do Distrito Federal”, destaca a servidora.

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Karla Lisboa, que é doutora em Nutrição Humana, explica que o fato de a secretaria ter uma nutricionista responsável pela gestão da política traz um olhar diferenciado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Permite um olhar mais sensível à questão da segurança alimentar e nutricional. Podemos entender o contexto que essas famílias em vulnerabilidade vivem para podermos ter alternativas para ampliar a promoção de uma alimentação saudável, adequada à realidade da comunidade. Podemos promover uma atenção integral, envolvendo outros atores do estado, como a Educação, Saúde, Agricultura. Isso vem para fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Frequentadora do Restaurante Comunitário de Sobradinho, a aposentada Mirta Teresina Silva, de 65 anos, deixa um recado para o Dia do Nutricionista. “Parabéns pelo dia de vocês. O nutricionista é muito importante na alimentação humana, no nosso dia a dia. Venho com frequência aqui na unidade porque gosto muito da comida”, conclui.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF