16/09/2021 às 22:42, atualizado em 17/09/2021 às 11:22

Em meio a crescimento da economia da capital, Codese-DF empossa diretoria

Presidente de honra da entidade, o governador Ibaneis Rocha participou da solenidade e destacou o aumento de 7,5% da atividade econômica

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília |Edição: Rosualdo Rodrigues

Foi empossada na noite desta quinta-feira (16), no auditório do Centro Empresarial CNC, a nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). A entidade, que passa a ter o governador Ibaneis Rocha como presidente de honra, é responsável por debater propostas e apresentar diretrizes ao Governo do DF voltadas ao crescimento econômico e social de Brasília e municípios vizinhos.

O Codese-DF participa ativamente do planejamento econômico e sustentável do Distrito Federal e Entorno, elaborando propostas de desenvolvimentos econômico e social a curto, médio e longo prazos.| Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A nova formação do conselho assume em meio ao crescimento de 7,5% da atividade econômica no DF, registrado no segundo trimestre de 2021. O aumento é mensurado pelo Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon-DF) e foi o maior registrado na série histórica do indicador. A indústria e os serviços foram os setores que mais contribuíram para esse resultado.

[Olho texto=”“Temos muito ainda a fazer e espero, junto com os companheiros do Codese-DF e empresários, retomar o crescimento, gerando emprego e renda para a população”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o governador Ibaneis Rocha, o Codese presta um grande serviço aos gestores do DF ao dar linhas e diretrizes para o crescimento econômico e social. Ele afirma que desde o início da gestão, em 2019, tem procurado se pautar pelas orientações do conselho. “Temos muito ainda a fazer e espero, junto com os companheiros do Codese-DF e empresários, retomar o crescimento, gerando emprego e renda para a população, que é o que importa.”

Planejamento

De caráter consultivo e deliberativo, o Codese-DF foi criado em 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada. Tem o objetivo de participar ativamente do planejamento econômico e sustentável do Distrito Federal e Entorno, elaborando propostas de desenvolvimentos econômico e social a curto, médio e longo prazos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Essa representação da sociedade civil é formada por técnicos e acadêmicos voluntários que discutem ações de promoção de melhorias da qualidade de vida da população. “Todas as propostas são entregues ao governo para que possam ser transformadas em políticas públicas de bem-estar do cidadão”, explica o novo presidente da entidade Leonardo de Oliveira Ávila.

A entidade prepara ainda para o primeiro semestre de 2022 um plano de metas do Distrito Federal para 2040 que será apresentado aos candidatos ao governo distrital no ano que vem.