Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/09/2021 às 21:14, atualizado em 16/09/2021 às 21:17
Eduardo Sampaio emocionou-se ao acordar ouvindo o som do grupo após ser extubado e, nesta quinta-feira (16), ganhou uma apresentação
No início desta semana, viralizou na web um vídeo que mostra o paciente Eduardo Sampaio, de 28 anos, acordando no Hospital de Campanha do Autódromo ao som do grupo de pagode Menos é Mais. Em tratamento contra a covid-19, ele ficou 17 dias intubado e sedado, e acordou emocionado ouvindo a música de sua banda favorita.
O que Eduardo não sabia é que grupo fazia uma apresentação exclusiva para ele. Na área externa do hospital, onde ele continua internado, um palco foi montado para que os artistas se apresentassem para o fã, com toda segurança que o momento exige. Vendado, Eduardo foi conduzido para o lado externo em uma cadeira de rodas e, ao retirar a venda e ver os cantores, se emocionou bastante.
[Olho texto=”“Hoje vivemos um dia muito especial aqui e isso só foi possível porque temos uma equipe muito dedicada e compromissada com os pacientes”” assinatura=”Fábio Souza, gerente do hospital de campanha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“Hoje é um dia muito alegre. Dia de celebrar a vida, a recuperação do Eduardo e, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso som vai muito além de um pagode. O nosso trabalho muda vidas e isso para nós é motivo de muita gratidão”, ressaltou Jorge Farias, integrante do grupo.
Além de ver a apresentação, Eduardo ganhou sorvete de flocos, um de seus desejos durante a internação. A coordenadora de nutrição, Isabelle Lobato, acompanhou toda evolução do paciente e permitiu que ele consumisse o alimento. “A alimentação afetiva vai muito além do nutricional, traz memórias afetivas”, explica.
O gerente do hospital de campanha, Fábio Souza, fala da experiência agradável e parabeniza toda a equipe multiprofissional da unidade. “Hoje vivemos um dia muito especial aqui e isso só foi possível porque temos uma equipe muito dedicada e compromissada com os pacientes. O atendimento de cada profissional vai muito além do clínico, pois envolve sensibilidade e humanidade. Nossa equipe está de parabéns”, pondera.
Vitória sobre a covid-19
O despertar da sedação representou a vitória na luta contra o coronavírus, e a comemoração com música foi idealizada pela equipe de fisioterapia da unidade. Em contato com familiares, a equipe descobriu as preferências musicais de Eduardo e sua paixão pela banda. A informação foi disponibilizada no prontuário afetivo que fica ao lado do leito do paciente.
O prontuário afetivo também revela a comida favorita e time do coração. Durante os atendimentos, a equipe de psicologia transmitia os áudios carinhosos enviados pela família e, no momento de musicoterapia, as músicas favoritas eram tocadas. Mesmo sedado, ele sempre ouvia as canções prediletas.
O momento foi registrado em vídeo e, ao receber as imagens e ver Eduardo muito emocionado com o carinho da equipe ouvindo a música de seus ídolos, a família entrou em contato com a banda, que prontamente aceitou o convite para fazer essa surpresa ao fã.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Comunicada sobre a intenção dos artistas de visitarem o paciente, a equipe da unidade e a banda organizaram-se para que Eduardo recebesse a surpresa seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento. Além disso, a unidade permite visitas a distância para que pacientes com covid-19 em condições de sair por instantes de seus leitos possam ver seus familiares.
Após a apresentação, Eduardo, que já se encontra numa condição clínica boa, está curado da covid-19, e provavelmente receberá alta nesta sexta-feira (17), voltou para o leito do hospital e segue com o tratamento.
* Com informações da Secretaria de Saúde do DF