28/10/2021 às 20:36, atualizado em 16/12/2021 às 16:36

Parquinho novo na QNL, para alegria da criançada

Equipes do GDF Presente e administração local recuperam praça e ampliam estacionamento no Pistão Sul

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Já fazia um bom tempo que a quadra poliesportiva da QNL 12/QNJ 45, em Taguatinga Norte, não via uma mão de tinta. Um verdadeiro cenário de abandono que está com os dias contados, graças ao início da reforma do espaço, tocada pelas equipes do GDF Presente, em parceria com servidores da Administração Regional de Taguatinga.

Além da quadra esportiva, será arrumado o parquinho infantil, que vai ganhar areia novinha | Foto: GDF Presente

“Superimportante a reforma desse espaço, estava precisando, a comunidade local está bem feliz com as obras”, comenta o técnico em administração, André Guedes, 45 anos, morador da Quadra 43. “Todo dia um morador aqui agradece os meninos pelos trabalhos”, conta.

[Olho texto=”“São reformas importantes de espaços públicos que as pessoas fazem uso diariamente. ”” assinatura=”Elton Walcácer, coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente. É o GDF cuidando da cidade e das pessoas” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os “meninos”, a que o morador André se refere, são os oito reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A equipe trabalha desde a última segunda-feira (25) no local. Além da quadra esportiva, será arrumado o parquinho infantil, que vai ganhar areia novinha.

Uma nova pintura também está programada para o ponto de encontro comunitário (PEC) do setor. “São reformas importantes de espaços públicos que as pessoas fazem uso diariamente”, comenta o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcácer. “É o GDF cuidando da cidade e das pessoas”, acrescenta.

Moradora da QNJ 45 há dez anos, Claudiane Santos, 36 anos, tem três filhos pequenos que não deixava brincar na ampla área de lazer. “Estava bem destruída, apesar de ser bem perto de casa, tinha medo de eles se machucarem. Agora está ficando bem bonita e, o que é melhor, adequada para uso”, destaca.

[Olho texto=”“Moro aqui há 25 anos, raras vezes vi uma reforma tão grande como essa”” assinatura=”Severino Marcelino da Silva, 61 anos, comerciante” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O comerciante Severino Marcelino da Silva, 61 anos, também aprova a recuperação do espaço. “Moro aqui há 25 anos, raras vezes vi uma reforma tão grande como essa”, lembra. “É um lugar bastante frequentado, tem que ficar sempre arrumado para o uso. Do jeito que estava, com arame solto, era perigoso”, observa.

O famoso Becão da marginal do Pistão Sul, em Taguatinga Sul, terá estacionamento ampliado| Foto: GDF Presente

Estacionamento no Pistão Sul

Cravado entre as quadras 11 e 23 da QSD, o famoso Becão da marginal do Pistão Sul, em Taguatinga Sul, terá estacionamento ampliado. Serão 18 vagas a mais com a obra que já é realizada no setor há duas semanas. Na primeira etapa dos trabalhos na área de 400 metros quadrados, foram feitas as calçadas e área de jardim.

Na sequência, a limpeza e nivelamento do terreno, que será calçado por aproximadamente 15 mil paralelepípedos. Ao todo, seis reeducandos trabalham no local e a previsão é que o novo espaço fique pronto em 15 dias.

“Essa sempre foi uma área problemática para estacionamento. Como são poucas vagas e muitos carros, as pessoas acabam cometendo infrações, parando os veículos nas calçadas das casas ou em pista dupla na rua”, chama a atenção Fabrício Aguiar de Toledo, 37 anos. “Um estacionamento a mais é sempre bom, alivia um pouco para quem frequenta esse setor”, diz.

[Olho texto=”Seis reeducandos trabalham no local e a previsão é que o novo estacionamento fique pronto em 15 dias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, as obras na RA seguem em ritmo acelerado. “São intervenções de pequeno, médio ou grande porte. Com o apoio incondicional do governador Ibaneis Rocha, já foram liberados para nossa cidade recursos financeiros superiores a R$ 500 milhões”, destaca.

“Mesmo com todas as dificuldades orçamentárias, temos conseguido atender várias das demandas apresentadas pelos moradores. Seja a revitalização de um parquinho ou a recuperação de uma quadra poliesportiva”, continua. Confira outras ações do GDF Presente: