06/11/2021 às 12:45, atualizado em 07/11/2021 às 10:12

Em Samambaia e Brazlândia, menos 300 toneladas de lixo

Programa GDF Presente atua nas duas regiões administrativas recolhendo materiais; na BR-060, trabalho foi focado nas bocas de lobo e canaletas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

“Obra todo dia”: seguindo o seu lema, o GDF Presente percorreu nesta semana as ruas de Samambaia e Brazlândia executando diversos serviços para levar mais conforto e segurança para a população das respectivas regiões, tais como: limpeza das ruas, de bocas de lobo e de canaletas, além da retirada de entulhos, inservíveis e lixo verde. Na última semana, foram mais de 300 toneladas de materiais recolhidos.

Em Samambaia, as equipes do Polo Oeste do programa se uniram à administração regional, à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) para realizar um mutirão de limpeza ao longo da BR-060, limpando as bocas de lobo e recuperando cerca de sete quilômetros de canaletas.

Equipes do GDF Presente passaram por Samambaia, realizando o recolhimento de entulhos maiores descartados irregularmente em áreas públicas e fazendo a limpeza das ruas

Além da rodovia, as equipes do GDF Presente também passaram por Samambaia, realizando o recolhimento de entulhos maiores descartados irregularmente em áreas públicas e fazendo a limpeza das ruas, como explica o coordenador do Polo Oeste, Devanir Martins.

“É com a junção de esforços, polo, SLU [Serviço de Limpeza Urbana] e Administração, que conseguimos fazer esse trabalho tão amplo”, afirma.

O administrador de Samambaia, Gustavo Aires, ressalta o impacto da presença do GDF Presente para o ordenamento da cidade e também para as políticas públicas de saúde.

“Nesse período de chuvas, esses trabalhos se fazem ainda mais necessários, evitando alagamentos nas ruas e a proliferação do mosquito da dengue. É extremamente importante essas ações da Administração em conjunto com os órgãos do GDF”, destaca.

Na parte noroeste do DF, o GDF Presente realizou mais serviços do tipo pelas ruas de Brazlândia. Na “terra do morango”, as equipes do programa, reforçadas por operários da Administração Regional, fizeram o recolhimento de entulhos, inservíveis e lixo orgânico, junto com o corte de grama, nas quadras 5 e 12 do Setor Norte, na orla do lago situado na entrada da cidade e no Setor Tradicional.

Não é apenas em Samambaia e Brazlândia que o foco do GDF Presente é na limpeza das ruas. No Plano Piloto, o programa fez parte de uma força-tarefa que, nos dois primeiros dias, recolheu mais de 300 toneladas de materiais orgânicos, galhos e folhas nas Asas Sul e Norte.