Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/11/2021 às 15:45, atualizado em 11/11/2021 às 15:32
Pelo menos 77 abrigos de ônibus foram grafitados na primeira etapa de projeto cultural da administração regional da cidade
Os abrigos de ônibus de Santa Maria ganharam cores e apreço dos usuários de transporte público de todo o DF e que passam diariamente pela Região Administrativa (RA). Pelas mãos 80 grafiteiros, as paradas ganharam traços modernos. São pinturas de animais selvagens e homenagens a ídolos que recentemente morreram, como a cantora sertaneja Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo na última sexta-feira (5).
Fã da cantora apelidada de rainha da “sofrência”, a copeira Franciele Braga, 35 anos, aguardava o ônibus no abrigo dedicado à artista, na quadra CL 211. “Ficou muito bonito. As paradas estão limpas e coloridas. Creio que é um respeito para as pessoas que usam o transporte público”, opina. “Moro no Novo Gama (GO) e as paradas lá estão em péssimas condições”, compara.
Já a auxiliar de serviços gerais Gratielle Silva, 41 anos, moradora de Santa Maria, lembra a importância de a cidade crescer culturalmente. “Achei ótimo, fui trabalhar hoje cedo e reparei como as paradas ficaram bonitas. Santa Maria precisa investir em arte e cultura”, ressalta. “Agora, é cuidar para ver se os vândalos não destroem as pinturas”.
O Minha Arte é uma Parada é um projeto da Administração Regional de Santa Maria que conseguiu fazer um mutirão em apenas cinco dias e grafitou 70 paradas. Vinte servidores da administração e reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) avaliam antes os locais, lavam os espaços, fazem algum reparo, se houver, e depois chamam os artistas. Nesse primeiro momento, 77 abrigos vão receber os grafites, assim como os muros do campo de futebol society da QR 409.
O gasto da RA como a pintura foi de R$ 11 mil, incluindo sprays e material para reformas. E empresários locais ajudaram com doação de tintas. “Foi um sucesso. Agradecemos a todos os grafiteiros que acreditaram no projeto e que, voluntariamente, estão embelezando nossa cidade. É mais um benefício para a população”, observa a administradora da cidade, Marileide Romão.
‘Menos cinza, mais cor’
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Grafiteiro criado em Valparaíso (GO), Júnior Soares (25), deixou sua arte em Santa Maria. Ele foi responsável pelos desenhos de duas paradas de ônibus e lembrou o bem que a cultura pode trazer para a comunidade.
“Hoje em dia a gente só vê o ‘cinza’ dos prédios e a natureza está pouca. Então, nosso trabalho é levar um pouco de cor para as pessoas, além de melhorar a cidade. Adorei participar”, revela.
Segundo a gerente de cultura da administração, Rosângela Ferreira, que acompanha o projeto nas ruas, os artistas fazem a inscrição e recebem os kits de tinta para grafitar. “Recebemos grafiteiros daqui, de Ceilândia, Taguatinga e cidades do entorno”, lembra.
“Acredito que é uma forma de inibir o vandalismo, a depredação, pois ali está uma obra de arte e que deveria ser valorizada”, define. Segundo ela, são 170 paradas em toda a Região Administrativa, e o objetivo é grafitar todas em outra etapa do projeto.