11/12/2021 às 17:24, atualizado em 11/12/2021 às 17:28

RENOVADF recupera mais equipamentos públicos em Ceilândia

Cerca de 30 espaços já receberam os serviços dos aprendizes, que elogiam a iniciativa e têm um retorno positivo dos moradores

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Assim como em Águas Claras, o RENOVADF também está atuando na manutenção de equipamentos públicos em Ceilândia. As equipes do programa já reformaram cerca de 30 espaços, nos quais os aprendizes exercitam ofícios como pintura, solda e concretagem, porque as aulas do RENOVADF são práticas. E aí ganham todos: os alunos, que se capacitam para buscar uma colocação no mercado, e os moradores, que passam a ter equipamentos públicos novinhos, para aproveitá-los da melhor maneira possível.

A reforma da quadra poliesportiva na EQNN 8/10 ganhou uma recuperação completa do alambrado, instalação de telas nos gols, além de pintura | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Na EQNN 8/10, 25 alunos do segundo ciclo do RENOVADF davam os arremates finais na reforma da quadra poliesportiva. O local ganhou uma recuperação completa do alambrado, instalação de telas nos gols, além de pintura. O parquinho e o ponto de encontro comunitário (PEC) também foram pintados.

Andreia Ponciano Silva, 43, é uma das alunas que participaram das atividades no local. “Aprendemos técnicas de pintura, serralheria, e aqui também foi ensinado concretagem”, conta. Ela é técnica de enfermagem e estava desempregada até descobrir o RENOVADF. “Tenho uma filha de 4 anos para criar, então veio como uma boa oportunidade para eu me requalificar e ganhar uma renda”, ressalta.

Moradores da região, Wesley Santos, 14, e Joelson Gomes, 31, aprovaram o serviço feito na quadra

Para um colega de Andreia, Adailton Florêncio de Oliveira, 44, as aulas do RENOVADF serviram para algo ainda melhor do que aprender outras técnicas e serviços de manutenção em geral. “Estou gostando muito porque, além de me especializar em pintura profissional e alvenaria, por exemplo, as aulas serviram para elevar a minha autoestima”, destaca.

A aprendiz Ailda Oliveira Silva, 35, destaca que já se sente confiante até para usar em serviços domésticos as técnicas que aprende nas aulas. “Algumas coisas em casa, tipo uma solda pequena ou fazer um nível de concreto, eu já acho que consigo fazer sozinha”, salienta ela, que mora em Ceilândia Norte e está grávida de sete meses.

O chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia, Antônio José da Silva, agradece a presença dos aprendizes na região. “As reformas que eles fazem, os serviços, como uma pintura ou a recuperação de um alambrado, trazem muita coisa positiva. O espaço de lazer da comunidade estava estragado e o programa arrumou. Temos recebido muitos elogios da população via Ouvidoria”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A quadra poliesportiva da EQNM 3/5 foi completamente recuperada pelas equipes do RENOVADF, que atuaram na reposição do alambrado, no nivelamento do piso de concreto, na montagem e instalação das traves e telas que fazem as estruturas dos gols e na pintura de todo o espaço.

Moradores da região, Joelson Gomes, 31, e Wesley Santos, 14, aprovaram o serviço feito na quadra. “Aqui era muito ruim, faltavam vários pedaços do alambrado e os buracos no piso machucavam a gente. Agora está muito melhor, me dá mais vontade de sair de casa para jogar”, conta Wesley, que joga em um time amador da região, o Madureira.