14/01/2022 às 20:31, atualizado em 15/01/2022 às 11:25

UBS 1 do Guará é reinaugurada com novas estruturas

A reforma durou seis meses. Serviços foram executados sem interrupção dos atendimentos à população

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) do Guará foi reinaugurada, nesta sexta-feira (14), após uma ampla reforma. Durante seis meses e sem interrupção dos serviços à comunidade, foram realizadas intervenções para melhorar a estrutura e criar novos espaços com o objetivo de atender melhor à população da região administrativa.

A UBS 1 do Guará atende, em média, quatro mil usuários cadastrados na saúde da família, além dos pacientes de demanda espontânea. A unidade é importante ponto de vacinação da Região de Saúde Centro-Sul | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Os servidores da unidade foram muito parceiros em ajudar nesse processo. Contamos com o apoio da maioria dos servidores em entender a necessidade de manter os atendimentos em meio às modificações e melhorias estruturais. Hoje, todos vibram por terem um local harmonizado, seguro e com identidade visual própria”, afirmou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa, durante a cerimônia.

[Olho texto=”A reforma ocorreu por meio de contrato de manutenção predial emergencial com recursos da Secretaria de Saúde e de emenda parlamentar e custou R$ 460 mil” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A reinauguração da unidade contou ainda com a presença do diretor da Atenção Primária da Região Centro-Sul, Patrick Silva Damasceno; da gerente da UBS 1, Rosineide Antunes; de membros do Conselho de Saúde da região; e do deputado distrital Rodrigo Delmasso.

Os trabalhos foram divididos em três etapas. A primeira foi dedicada às manutenções mais estruturais, no telhado e nas redes elétrica e hidráulica. A segunda contou com a revisão das redes hidráulica, de esgoto e de lógica; a substituição de estruturas internas, como divisórias, cobertura do teto, pinturas e adequação de piso e paredes; e intervenções nas salas de atendimento, como consultórios – que foram ampliados -, e áreas comuns dos servidores. A última fase garantiu a individualização de consultórios odontológicos, pintura externa da fachada e limpeza nos arredores da unidade.

A reforma ocorreu por meio de contrato de manutenção predial emergencial com recursos da Secretaria de Saúde e de emenda parlamentar e custou R$ 460 mil.

“Essa reforma ampliou os consultórios e a capacidade de atendimento. É importante quando se investe [os recursos de emendas parlamentares] para que haja ampliação do atendimento à saúde”, destacou o deputado distrital Rodrigo Delmasso.

“Essa unidade é ótima. É evidente que houve melhorias nas salas”, destaca a pensionista Neide Galiano,66, que há muitos anos frequenta a UBS | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Unidade

Inaugurada em 1973, a UBS 1 do Guará atende, em média, 28 mil usuários por mês, cadastrados na saúde da família, além dos pacientes de demanda espontânea. A unidade é um importante ponto de vacinação da Região de Saúde Centro-Sul.

“Foi [uma reforma] importante e primordial. Essa UBS teve uma maquiagem em 1992 e depois nada. Estava muito decadente e o usuário está vendo a diferença”, destacou a gerente da UBS 1, Rosineide Antunes.

A pensionista Neide Galiano Rios, 66 anos, frequenta há muitos anos a UBS. Acompanhando a filha e os netos que aguardavam para fazer um teste de covid-19, elogiou a reforma. “Essa unidade é ótima. É evidente que houve melhorias nas salas”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Conselheira de Saúde do DF e funcionária da UBS há 39 anos, Fátima Rôla, ressaltou a importância das obras. “Essa é a primeira vez que a gente está tendo uma reforma. Foram feitos consultórios. As salas de curativo e medicação, a administração e o auditório estão ótimos”, destacou. “Tudo isso aconteceu sem parar os atendimentos, o que foi importantíssimo para os usuários. Essa reforma também é gratificante para os trabalhadores de saúde”, completou.