31/01/2022 às 09:11, atualizado em 31/01/2022 às 16:01

Desvio na Epig começa a funcionar nesta quarta-feira (2)

Medida é necessária para execução das obras do viaduto na via, pela qual passam 25 mil veículos por dia; recursos estimados são de R$ 27 milhões

Por Agência Brasília* | Edição Chico Neto

[Olho texto=”Serviços de drenagem já atingiram 90% de execução” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A partir das 21h desta quarta-feira (2/2), os motoristas que circulam pela Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) devem atentar para o pequeno desvio executado na via, na altura da intersecção com os acessos ao Parque da Cidade e ao Sudoeste. A intervenção é necessária para o avanço dos serviços de construção do viaduto no local.

O desvio de cerca de 200 metros, de cada lado da via, manterá o número de faixas existentes atualmente e contará com sinalização vertical e horizontal para facilitar a adaptação de quem circula pela região. A obra se encontra no estágio inicial, com 12% dos serviços finalizados e destaque para a drenagem, cuja execução atingiu a cifra dos 90%.

 

 

“Nós nos preocupamos com a mobilidade do cidadão e queremos que o impacto seja o menor possível dentro das limitações inerentes a uma obra de grande porte”, pontua o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Dessa forma, nossos fiscais, com apoio do Detran, estarão analisando o funcionamento do desvio diariamente para verificar a necessidade ou não de alguma alteração.”

Uma das modificações é a desativação do abrigo de ônibus situado em frente à entrada e saída do Parque da Cidade, próximo ao edifício-sede da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os demais pontos de transporte coletivo permanecem em funcionamento normal.

As obras

O viaduto será construído na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade – local por onde passam, em média, 25 mil veículos por dia. O investimento previsto é de R$ 27 milhões.

Os trevos na Epig serão feitos em trincheiras, ou seja, de forma subterrânea. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos: seguirá direto para a Avenida das Jaqueiras, passando por baixo da Epig. A mudança também permite sair do Sudoeste, na altura da avenida, e pegar a Epig no sentido Plano Piloto (e vice-versa) sem a necessidade de retorno.

*Com informações da Secretaria de Obras