01/02/2022 às 18:29

GDF recupera ponte que dá acesso à Comunidade Boa Vista

Passagem foi interditada por conta da chuva. Ação rápida do GDF vai beneficiar 2 mil moradores da região

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A ponte que dá acesso à Comunidade Boa Vista, na Fercal, está em reforma. As obras, iniciadas na última segunda-feira (24), seguem ao longo desta semana com a força de trabalho dos servidores do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), GDF Presente e administração regional local.

Passagem que dá acesso à Comunidade Boa Vista precisou ser interditada devido às chuvas; cerca de 20 pessoas trabalham na reforma para melhorar a mobilidade na região | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“O forte volume das chuvas causou o desmoronamento do aterro da ponte, impedindo a passagem para o local. A intervenção rápida da administração e parceiros vai garantir a segurança e o acesso dos moradores da região nos próximos anos”” assinatura=”Fernando Gustavo, administrador da Fercal” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, cerca de 20 pessoas trabalham na região para deixar tudo na mais perfeita condição para que carros e pedestres voltem a circular normalmente. A intervenção do governo vai beneficiar, diretamente, cerca de dois mil moradores.

“O forte volume das chuvas causou o desmoronamento do aterro da ponte, impedindo a passagem para o local. A intervenção rápida da administração e parceiros vai garantir a segurança e o acesso dos moradores da região nos próximos anos”, tranquiliza o administrador regional  da Fercal, Fernando Gustavo.

“Fizemos uma estrutura com material reforçado nesse aterro utilizando barras de ferro e blocos de concreto para conter a erosão”, detalha o chefe do 1º Distrito do DER-DF, Alessandro Ribeiro de Souza.

A segunda etapa dos trabalhos consiste no nivelamento da pista com cascalho e brita, instalação das muretas laterais da ponte e sinalização da região com placas. Duas lombadas feitas com terra, uma de cada lado da pista, serão feitas, tanto para diminuir a velocidade dos carros quanto para desviar o curso da água da chuva para o córrego.

Segundo o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, uma verdadeira operação de guerra foi montada para trazer as sete pesadas barras de aço e seis placas de concreto utilizadas na recuperação da passagem.

“Logo cedo foi realizada vistoria, pela engenharia do DER, para avaliação de danos na estrutura e discutida a forma de abordagem para a melhor solução”, conta o coordenador do GDF Presente. “Na sequência, foi iniciada a limpeza da área comprometida e, relacionado aos materiais necessários, foi preciso puxar essas pesadas barras de ferro com a pá carregadeira. Cada uma tem 13 metros de comprimentos e pesa toneladas”, explica.

Rotina alterada

Há 25 anos vivendo na região, o aposentado Antônio Carlos Feijó de Carvalho, 56 anos, elogiou a presteza do GDF em ajudar. “Foi uma mobilização enorme para resolver o problema o mais rápido possível, cheio de homens e maquinário”, destaca. “Agora, com essa intervenção feita pelo governo, o problema está resolvido.”

Dono há dez anos de um pequeno comércio próximo à ponte que dá acesso à Comunidade Boa Vista, Indalécio Miranda de Lima, 60 anos, disse que a interdição na pista atrapalhou o movimento em sua pequena mercearia, mas elogiou a ação rápida do GDF.

“Com a ponte fechada não tinha como as pessoas chegarem ao meu estabelecimento, foram tensos esses dias”, narra. “Ainda bem que os trabalhos foram bem atuantes nos últimos dias e a passagem foi liberada”, agradece.

Veja mais ações do GDF Presente: