03/02/2022 às 16:29, atualizado em 03/02/2022 às 16:43

Desvio em construção na ponte sobre o Rio Melchior

Após vistoria realizada na passagem já existente, DER inicia construção de uma ponte paralela

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou, esta semana, um desvio de aproximadamente 200 metros na lateral esquerda do sentido BR-060/BR-070 da ponte sobre o Rio Melchior, na DF-180. A ponte paralela, que está sendo construída para ser utilizada enquanto a ponte de 27 metros de extensão estiver passando por reforma, tem o objetivo de garantir a passagem dos cerca de 20 mil carros que transitam pelo local diariamente.

O trabalho de abertura da nova passagem, que será pavimentada e sinalizada, deve durar aproximadamente 30 dias e o trecho será liberado imediatamente após a conclusão para trânsito de todos os tipos de veículos.

O trabalho de abertura da nova passagem, que será pavimentada e sinalizada, deve durar aproximadamente 30 dias| Foto: Divulgação/DER-DF

Situação da ponte

A execução do transvio foi decidida pelo órgão após vistoria da ponte, que constatou uma erosão no encabeçamento da estrutura. Com a interdição do local, desde o dia 5 de janeiro, foi possível realizar um estudo geral e aprofundado para verificar a condição geral da ponte. Durante esse período, foi realizado o reforço no aterro, devido a avarias causadas pelas constantes enchentes do Rio Melchior.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, esclareceu que, após a conclusão da vistoria, foi constatado o comprometimento da estrutura, o que requer uma reforma e reforço na obra de arte especial. “Isso só foi possível porque a passagem estava interditada, o que deu condições de realizar um diagnóstico com equipamentos e intervenções, que não seriam possíveis com trânsito ativo”, disse.

Logo após a finalização dos estudos, o DER-DF iniciou imediatamente a execução do desvio e do projeto de restauração completa da ponte, que será realizada por meio de licitação.

*Com informações do DER-DF