03/02/2022 às 20:11, atualizado em 03/02/2022 às 21:38

Estradas de terra e ruas recuperadas na área rural de São Sebastião

Desde a última segunda-feira (31), região é alvo de ações do programa GDF Presente e da administração regional

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”O Núcleo Rural Zumbi dos Palmares abriga cerca de 5 mil famílias e ainda não possui ruas pavimentadas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Enquanto o asfalto não vem, as estradas de terra do núcleo rural Morro da Cruz, em São Sebastião, estão sendo niveladas e recuperadas para melhorar a mobilidade na região. Desde a última segunda-feira (31), cerca de 2km de pistas foram refeitas em diversos endereços do bairro Zumbi dos Palmares, em uma ação do programa GDF Presente e da administração regional.

O Zumbi dos Palmares abriga cerca de 5 mil famílias e ainda não possui ruas pavimentadas. Com diversos declives em suas estradas, a água das chuvas ocasiona erosões e muito alagamento. Para consertar as passagens, os operários despejaram cerca de 150 toneladas de resíduos da construção civil (RCC), material cedido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e patrolaram as ruas.

Um alento para o ambulante Francisco de Sousa Santos, 46 anos, conhecido como Codó. Morador da Chácara 37, ele é um dos mais antigos da comunidade. “Esse tempo chuvoso é muito difícil. Atolam os carros para todo lado e é muito ruim para os pedestres que evitam sair de casa”, revela Francisco. “Mas, tiro o chapéu para este governo. A gente vê que as máquinas estão sempre passando por aqui e a demanda é grande”, complementa.

Processo de regularização

O núcleo rural passa por um processo de regularização, após a sanção da Lei Complementar n° 986/2021. Ele foi reconhecido como uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e chamado de Aris Morro da Cruz II. Dessa forma, fica mais próxima a chegada de benfeitorias e infraestrutura para a região.

Oito toneladas de massa asfáltica foram usadas para cobrir o deteriorado asfalto da Rua da Ponte, no bairro Vila Nova | Fotos: Divulgação/GDF Presente

“O bairro foi crescendo e se tornando um conglomerado. Com a lei, em breve teremos o asfalto e já estamos conseguindo colocar a energia elétrica regular e tirando as gambiarras”, explica o administrador de São Sebastião, Alan Valim. “Até lá, estamos mantendo as estradas em ordem para o conforto da população”. A próxima avenida a receber os serviços é a Principal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Buracos tapados

Na região central da cidade, homens do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) aceleraram a operação tapa-buraco. Oito toneladas de massa asfáltica foram usadas para cobrir o deteriorado asfalto da Rua da Ponte, no bairro Vila Nova.

“Ali é uma passagem muito importante e o fluxo de veículos é intenso. Moradores do São Gabriel, João Cândido e outras localidades usam a ponte. E havia muitas reclamações da população”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho. O tapa-buraco também foi feito na avenida do Centro Educacional (CED) São Francisco, na quadra 7.