06/02/2022 às 10:12, atualizado em 07/02/2022 às 08:44

Campanha incentiva educação no trânsito na volta às aulas

Durante ações educativas em escolas particulares, DER-DF espera atender a cerca de 1.000 alunos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia, vai promover, a partir desta segunda-feira (7), uma série de ações na Campanha Volta às Aulas 2022. Até o dia 11, eventos educativos serão realizados em escolas particulares, nos períodos matutino e vespertino. A expectativa é de que cerca de 1.000 estudantes sejam atendidos.

Iniciativa do Detran prevê atividades educativas nos turnos matutino e vespertino | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O objetivo da visitação às instituições é ensinar os alunos a terem um comportamento seguro para travessia das vias, enfatizar a importância do uso do cinto de segurança e fazer com que a comunidade escolar reconheça, interprete e obedeça a sinalização de trânsito.

A ação visa, ainda, despertar a paciência, responsabilidade e senso de cidadania no trânsito, e também orientar sobre as regras de circulação, normas básicas de transporte, segurança e acessibilidade contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Diversão e aprendizado

A equipe de educadores do DER fará apresentações de teatro de fantoches para chamar atenção dos pais, alunos e profissionais da área da educação. Também será distribuído material educativo sobre deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, além do respeito às sinalizações e normas previstas na legislação.

A diretora de educação do DER, Jucianne Nogueira, explica que as ações educativas visam envolver a comunidade escolar e disseminar o conhecimento adquirido na campanha para preservar vidas.

“Nossa ideia é envolver alunos, responsáveis e professores nessa campanha, para estimular hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento adquirido em ação diária, por meio de vivências e situações encontradas no dia a dia, para que vidas sejam salvas”, concluiu.

Confira a relação das escolas particulares que serão visitadas pela equipe da Transitolândia nesta campanha:

As datas e locais de realização da campanha em instituições públicas de ensino serão divulgados nos próximos dias.

*Com informações do DER-DF