09/02/2022 às 17:29

Uma salva de palmas para os alunos do RENOVADF 👏🏻👏🏼👏🏽

No Plano Piloto, trabalhos dos aprendizes são elogiados pela comunidade. GDF investe R$ 160 milhões no programa de capacitação em 2022

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

A passagem do programa RENOVADF pelo Plano Piloto tem causado um impacto positivo nos moradores. Nesta quarta-feira (9), um grupo de aproximadamente 50 aprendizes trabalhava para dar uma cara nova aos parquinhos, quadras esportivas, calçadas e cercamento nas quadras 104/105 Sul.

[Olho texto=”“É um programa bem legal, que traz as pessoas para esses espaços. Antes tinha muito mato aqui, já vi crianças se machucarem na calçada irregular. Agora está mais seguro”, aponta a moradora Lucimar Souza” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um trabalho que surpreendeu o prefeito comunitário da SQS 104 Sul, Cléber Guimarães, de 53 anos. Ele foi ao local conferir as obras. “Isso era esperado há muito tempo pelos moradores. Aqui é um espaço excelente, poucas pessoas têm um espaço tão amplo assim em Brasília, e a reforma foi muito bem-vinda e muito bem-feita. Temos acompanhado o esforço do pessoal em fazer a reforma e o que a gente precisa agora é manter”, afirma.

Segundo ele, a prefeitura comunitária da quadra vinha fazendo algumas manutenções sozinha. “Nossos recursos não são suficientes, precisávamos de uma reforma mais ampla da forma como foi feita”, completa Cléber Guimarães.

Novidade que também surpreendeu a moradora Lucimar Souza, de 55 anos, durante seu passeio matinal. “É um programa bem legal, que traz as pessoas para esses espaços. Antes tinha muito mato aqui, já vi crianças se machucarem na calçada irregular. Agora está mais seguro”, aponta Lucimar.

O impacto visual causado aos moradores pela presença dos alunos do programa e as máquinas, pincéis, pás e demais maquinários utilizados por eles vai se prolongar por mais quadras das asas Sul e Norte e também por outras cidades. Para 2022, o programa de qualificação profissional tem assegurado R$ 160 milhões em recursos. E, para abril, há previsão da abertura de uma nova turma com 3 mil alunos.

[Olho texto=”“Está sendo maravilhoso e vejo essa oportunidade como algo maior. Aprendemos coisas que vamos levar para a vida, para casa, e minha expectativa é arrumar um emprego”, comemora Jardely Lima” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A expectativa é que, com as cinco turmas do programa, incluindo a que está em andamento no Plano Piloto, o RENOVADF ultrapasse os 600 equipamentos restaurados. Boa parte deles pelas mãos da aluna Jardely Amarante Lima (foto no destaque), de 47 anos. Desempregada há mais de 15 anos, ela se emociona ao agradecer a chance de se qualificar e receber uma bolsa-auxílio pelo trabalho.

“Está sendo maravilhoso e vejo essa oportunidade como algo maior. Aprendemos coisas que vamos levar para a vida, para casa, e minha expectativa é arrumar um emprego. Estou me sentindo renovada com essa oportunidade e agradecida ao governo”, comemora Jardely Lima.

Sentimento que também toma conta da aluna Camila Gomes da Silva, de 29 anos, e desempregada há três. “É uma satisfação chegar num local que está precisando de cuidados e o morador reconhecer o nosso trabalho. Com o programa, consegui uma qualificação e quero sair daqui direto para o mercado de trabalho”, deseja Camila.

Camila Gomes da Silva, de 29 anos: “É uma satisfação chegar num local que está precisando de cuidados e o morador reconhecer o nosso trabalho” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O caminho que Jardely e Camila buscam trilhar foi percorrido pelo instrutor Gioano Ferreira. Aluno do primeiro ciclo do programa, ele fala da responsabilidade de ensinar o que aprendeu há poucos meses.

“O RENOVADF me ajudou em vários pontos. Eu era aluno do primeiro ciclo do programa, fui um dos alunos destaque. Fui aprovado no Senai, passei na entrevista e virei professor. Formei 38 alunos em São Sebastião e agora é a segunda vez que estou sendo professor, transmitindo conhecimento a 25 alunos. É uma grande responsabilidade encaminhar todos esses alunos para o mercado de trabalho, mas conto com o apoio e a dedicação deles”, observa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Antes de chegar ao Plano Piloto, as turmas já passaram por Arniqueira, Ceilândia, São Sebastião, Itapoã, Estrutural, Águas Claras, Riacho Fundo e Guará. Há também previsão de seguir para as vilas Telebrasília e Planalto e para o Noroeste, além de outras regiões do DF.