28/02/2022 às 14:29, atualizado em 02/03/2022 às 16:41

Quer participar do programa Jovem Senador? Inscreva-se até o dia 18

Vencedores ganharão notebooks e serão parlamentares durante cinco dias no Congresso Nacional  

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na edição deste ano do Programa Jovem Senador, o tema do concurso de redação do Senado Federal é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. A iniciativa é voltada a estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, que têm até o dia 18 deste mês para se inscrever. Os 27 vencedores – será escolhido um por unidade da Federação – serão senadores por cinco dias no Congresso Nacional e vão ganhar notebooks com Windows instalado.

[Olho texto=”Propostas dos estudantes selecionados para a categoria Jovem Senador poderão ser aceitas como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Podem participar jovens com até 21 anos (completados até 31 de dezembro de 2022), que estejam cursando as modalidades regular, profissional técnico integrado, especial ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este ano, excepcionalmente, também poderão se inscrever os jovens que tenham concluído o ensino médio, nas mesmas modalidades, no ano de 2021. Todos devem ter professores orientadores.

Vivência

Na chamada semana de vivência legislativa, entre 27/6 e 1º/7, os jovens senadores vão atuar como parlamentares, elaborando proposições legislativas. Eles estarão acompanhados por seus professores orientadores, responsáveis pelas redações. As propostas poderão ser aceitas como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

Programa permite a estudantes uma breve vivência no dia a dia do Senado | Arte: Divulgação/SEE

O vencedor do concurso de redação e os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares serão acompanhados por uma comitiva para a cerimônia de posse do Jovem Senador 2022, em Brasília. Desse grupo, farão parte a diretoria da escola e os dois coordenadores do Programa Jovem Senador na Secretaria de Educação (SEE). As despesas serão pagas pelo Senado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Seleção no DF

No Distrito Federal, a primeira seleção da melhor redação deve ser feita pela própria escola e enviada para a regional de ensino. Os textos selecionados em cada regional vão para a banca da Diretoria de Ensino Médio da SEE. Ao todo, serão encaminhadas três redações ao Senado, que escolherá o trabalho representante do DF.

Calendário Jovem Senador 2022

* Entrega das redações na escola: até o dia 18

* Seleção dos finalistas estaduais: até 18/4

* Anúncio dos 27 selecionados: 6/5

* Anúncio pelo Senado do vencedor do concurso de redação: 11/5

* Semana de vivência legislativa: 27/6 a 1º/7.

Propostas 

O Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal que conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Esta é a décima edição do programa, que já mobilizou quase 2 milhões de estudantes e milhares de escolas e professores. Desde o início, já foram apresentadas 54 proposições, sendo 40 aceitas como projetos de lei do Senado e duas como propostas de emenda à Constituição (PECs).

Conheça o site do Programa Jovem Senador e consulte o regulamento.

 

*Com informações da Secretaria de Educação