08/03/2022 às 18:59, atualizado em 08/03/2022 às 20:10

Semana da Mulher começa com evento no Hospital de Base

Programação voltada a servidoras da Saúde se estenderá a outras unidades, incluindo palestras, debates e momentos de descontração, até sexta (11)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) promovem uma série de atividades para homenagear, capacitar e empoderar todas as servidoras da rede. As ações foram iniciadas nesta terça-feira (8) e vão até sexta (11). A abertura ocorreu no Hospital de Base (HB) e contou com a presença do secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

Representando as mulheres que atuam na assistência à saúde em prol da população do DF, a enfermeira Leila Borges foi surpreendida com uma homenagem | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Cerca de 300 pessoas participaram da ação que, em área aberta, não promoveu aglomeração e contou com distanciamento entre as cadeiras. Um vídeo de um minuto com trechos da atuação de muitas colaboradoras também foi exibido como forma de homenagear todas as áreas.

[Olho texto=”“Temos 35 mil servidores na Saúde do DF, 25 mil do segmento feminino. Então, 69% da força de trabalho é do segmento feminino. Podemos perceber a força e o que isso representa”, disse o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ministra, parlamentares, secretárias de Estado e administradoras de regiões administrativas do DF enviaram vídeos em homenagem às colaboradoras. Para o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, permanecer à frente da Secretaria de Saúde não é tarefa fácil, mas a força feminina tem ajudado muito.

“Temos 35 mil servidores na Saúde do DF, 25 mil do segmento feminino, 10 mil do segmento masculino, então, 69% da força de trabalho é do segmento feminino. Podemos perceber a força e o que representa o segmento feminino da Saúde do DF”, disse, ao parabenizar todas as mulheres.

A diretora-presidente interina do Iges-DF, Mariela Souza de Jesus, ressaltou a importância para o atendimento da população ao reconhecer o trabalho das servidoras nesta data. “Preparamos uma programação voltada para a mulher e valorizando assim tanto em capacitação quanto com um momento de distração, como a yoga. Assim, cada funcionário cada colaboradora retribuirá em serviço porque trabalhará com mais prazer”, considera.

[Olho texto=” “Represento uma classe que sempre foi lutadora para conseguir seus direitos e liberdades. Somos livres para escolher o que queremos: e o que queremos é ser respeitadas”, ressaltou a diretora-presidente interina do Iges-DF, Mariela Souza” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, o Iges-DF conta com 7.961 profissionais mulheres, de um total de 9.128 colaboradores, o que representa 87% do quadro de recursos humanos. “A mulher é isso: ela cai, levanta, consegue seguir em frente. Represento muitas de vocês, mulheres que vencem o preconceito. Muitas vezes as pessoas não olham as mulheres como competentes e elas são subjugadas. Represento uma classe que sempre foi lutadora para conseguir seus direitos e liberdades. Nós somos livres para escolher o que queremos: e o que queremos é ser respeitadas”, disse Mariela Souza.

Homenagem

Durante a cerimônia no HB, a enfermeira Leila Borges de Souza, de 55 anos, que representou as mulheres que atuam na assistência à saúde em prol da população do DF, foi surpreendida com uma homenagem. “É um reconhecimento dos 27 anos em que eu trabalho aqui e repasso experiências”, afirma. Para ela, o que se destacou nesses anos foi o atendimento humanizado. “Gosto muito de conversar com as pessoas, com os colaboradores e os pacientes”.

Até a próxima sexta-feira, a programação terá palestras sobre relacionamento abusivo, violência doméstica, saúde mental da mulher, impacto autocuidado, roda de conversa, sorteio de brindes e música, entre outras atividades. As atividades também se estendem a outras unidades da rede, como no Hospital Regional do Guará, que acolheu as servidoras com uma apresentação musical.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta terça-feira, a programação também incluiu a oferta de ginástica laboral, coffee break e seresta na UPA de Planaltina. À tarde, foi transmitida o webinar, Mulheres na Pesquisa, com a doutora Liliana Sampaio Costa Mendes, preparado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa.

Na UPA do Paranoá, foi ministrada palestra com a psicóloga Luciana Lima Leite: Relacionamento abusivo/violência doméstica, saúde mental da mulher e empoderamento feminino.

Confira a programação:

 

*Com informações da Secretaria de Saúde e do Iges-DF