Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/04/2022 às 18:03, atualizado em 06/04/2022 às 19:14
Ação combate a dengue e promove a conscientização de que evitar danos à natureza é preservar a própria saúde
Diminuir a poluição, os danos à natureza e acabar com a criação de focos de dengue e de animais que podem transmitir doenças a quem mora perto. Esses foram os objetivos da equipe do GDF Presente, ao retirar 1 tonelada de entulho de um terreno baldio na Quadra 326 do Condomínio Del Lago, no Itapoã.
“Colocamos uma placa em que está escrito ‘é proibido jogar lixo ou entulho’ para tentar conscientizar a população”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso.
Trabalharam nessa operação dois funcionários da Administração Regional do Itapoã e quatro reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
Conscientização
“Os moradores jogam muito entulho naquele lugar”, afirma o assessor técnico da administração da cidade, Cícero Nunes da Silva. “Conversamos com o proprietário do lote para ele ficar atento também, mesmo que ele não more lá, para nos ajudar a identificar ao máximo quem descarta de forma irregular, e aumentarmos o trabalho de conscientização. Os moradores têm reclamado demais lá na administração, pois o descarte ilegal pode causar prejuízos à saúde da comunidade.”
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Morador do Condomínio Del Lago desde 2001, o técnico em refrigeração Fernando Oliveira, 41 anos, conta que a quantidade de descarte irregular é muito grande. “A população precisa se acostumar e seguir as regras, se conscientizar, seja por rádio, televisão ou redes sociais”, aponta. Ele relata que as demandas enviadas à administração local sempre são atendidas. No Del Lago I e II residem cerca de 50 mil pessoas.
Fernando aponta a importância de investir em ações de conscientização: “Uma coisa que percebo que dá certo é mostrar o que as doenças fazem com as pessoas; talvez uma campanha mais apelativa, com fotos impactantes, resulte em um retorno melhor, pois o lixo espalhado em locais irregulares atrai insetos, baratas, ratos e até mesmo cobras em alguns setores da região”.