Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/04/2022 às 23:27, atualizado em 21/04/2022 às 09:40
Elefante que é um dos moradores mais queridos do Zoológico de Brasília completa 30 anos e ganha comemoração
[Olho texto=”Antes de chegar ao zoo, ele vivia em um circo, de onde foi resgatado pelo Ibama” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”centro”]
Véspera do aniversário de Brasília, esta quarta (20) abriu caminho para a festa de quinta-feira com a comemoração de uma data natalícia especial: os 30 anos do elefante africano Chocolate, um dos moradores mais queridos do Zoológico. A celebração teve direito a frutas frescas, capim, brinquedos novos e até cantoria de parabéns. O aniversariante chegou ao zoo em 2008, resgatado de um circo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Chocolate veio ao mundo em um domingo de Páscoa como o segundo elefante africano a nascer em cativeiro no Brasil. Da temporada que passou no circo, pouco restou. Cuidador do animal há nove anos, Juraci da Rocha Pereira, 43, garante que a personalidade irritadiça e cautelosa do paquiderme ficou no passado. “Ele está muito tranquilo”, conta. “Brinco dizendo que, hoje em dia, ele é um grande bebê”.
Os 14 anos de cuidados com Chocolate refletem na sua saúde. A diretora de alimentação do Zoológico de Brasília, Tatiane Moreno, conta que o elefante é bom de apetite. Come, em média, 250 kg de uma sortida refeição todos os dias. “A dieta dele é composta por capim, frutas, ração e suplementos”, descreve Tatiane. Além da alimentação balanceada, o animal desfruta de um ambiente farto em estímulos.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Gerente de bem-estar animal do zoológico, Marisa Carvalho explica que diversas atividades são promovidas para aguçar os instintos de Chocolate: “Escondemos alguns alimentos para estimular o comportamento de busca. Também enriquecemos o ambiente com estímulos sensoriais. O manjericão e a baunilha, por exemplo, oferecem cheiros diferentes”.
Para o aniversário, um grande número 30 feito com folhas e frutas foi pendurado na “casa” do elefante. Os irmãos Calebe (8) e Rafaela Tedesco Mota (10) apostaram que o enfeite não duraria nem 20 segundos na tromba do aniversariante. “Ele é muito forte, vai querer comer tudo”, dizia o menino. “Estou muito feliz por estar aqui hoje, na festa do Chocolate”.
Zoológico de Brasília
* Funcionamento: de terça-feira a domingo e em feriados
* Horário de visitação: das 9h às 17h, com entrada permitida somente até as 16h
* Lotação máxima: 5 mil visitantes por dia, sem rodízio
* Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)