18/05/2022 às 20:34

Inscrições abertas em concurso de desenho para alunos do ensino médio

Os seis vencedores terão suas criações incluídas em publicação comemorativa aos 60 anos do Conselho de Educação do DF. A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade do Distrito Federal (UnDF)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Estão abertas até domingo (22) as inscrições para o concurso de desenho do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) em parceria com a Universidade do Distrito Federal (UnDF), vinculada à Secretaria de Educação (SEEDF). O objetivo do projeto é selecionar e premiar ilustrações que comporão a identidade visual do livro comemorativo dos 60 anos do CEDF.

Podem participar alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. Os interessados devem acessar o formulário de inscrição.

Segundo o presidente do CEDF, Mário Sérgio Mafra, a iniciativa, além de considerar o contexto do protagonismo estudantil, é também uma contribuição para a cultura de paz nas escolas do Distrito Federal. “Esperamos revelar novos talentos e incentivar trajetórias profissionais de sucesso”, destaca o dirigente.

Durante a competição, serão selecionados seis desenhos: um deles para integrar a capa do livro e os outros cinco para ilustrar cada capítulo da obra. O vencedor constituirá a identidade visual, que também será utilizada em documentos, mídias, portais e materiais gráficos do conselho.

A divulgação final acontece no dia 15 de junho. A comissão julgadora – composta por integrantes do CEDF, da UnDF e por artistas convidados – fará a avaliação da primeira fase. Já a segunda fase será feita por voto popular, que será disponibilizado no site oficial.

Inscrição

Para a inscrição, é necessário preencher o formulário presente no anexo I do edital, e submetê-lo com o desenho. Para os menores de idade, é necessário apresentar autorização dos pais ou responsável. Após o preenchimento, o candidato receberá um e-mail automático com a confirmação da inscrição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os documentos deverão ser digitalizados em um dos seguintes formatos: PNG, JPEG ou PDF. Cada arquivo não poderá ser maior que 10 MB. Ambos devem ser nomeados com o nome do aluno, como: “Nomedoaluno.jpeg”.

O vencedor participará da mesa de lançamento do livro durante a XVII Conferência de Educação do DF, que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto. O autor receberá ainda um certificado e terá seu nome divulgado no site do CEDF e em eventos relacionados ao órgão.

Critérios para avaliação dos desenhos:
• Criatividade: ser elaborado com inovação conceitual e técnica.
• Fidelidade ao tema: deve estabelecer relação explícita à temática dos 60 anos do CEDF.
• Aplicabilidade: ter possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais.
• Originalidade: deve ter uma desvinculação com outras marcas já existentes.
• Comunicabilidade: deve ser conciso, ter universalidade. A marca precisa deixar clara a ideia proposta.
• Qualidade artística: deve ter qualidade na elaboração.

*Com informações da Secretaria de Educação