27/05/2022 às 19:04, atualizado em 27/05/2022 às 19:06

Experiência do DF em cirurgia bariátrica é destaque em simpósio

Técnica menos invasiva e número de procedimentos realizados no Hran desde 2008 são destacados durante palestra

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília sedia o II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro-Oeste, nesta sexta-feira (27) e no sábado (28). O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e ocorre na Associação Médica de Brasília. E a escolha da capital como sede do evento não é à toa.

O Distrito Federal se destaca nessa área em relação a outras unidades da Federação, especialmente pela técnica de videolaparoscopia disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O procedimento é feito com pequenas incisões no abdome, o que diminui o tempo de cirurgia e internação e proporciona menor incômodo ao paciente.

Desde 2008, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) soma mais de mil operações desse tipo. Por mês, a unidade registra mais de 500 atendimentos com cirurgião, nutricionista e psicólogo para os pacientes de bariátrica.

“[A cirurgia bariátrica] é uma questão de saúde pública, porque às nossas emergências chegam pacientes com questões associados à obesidade, como enfarto, diabetes, problemas na coluna e nas articulações”, informa a chefe do serviço de cirurgia bariátrica do Hran, Ana Carolina Fernandes, que participa do congresso. “A cirurgia melhora não apenas o excesso de peso, mas também as consequências.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Gabriela Rodrigues fez a cirurgia pela rede pública e eliminou 25 quilos. Ela foi recomendada pela equipe médica do Hospital Sarah Kubitschek, onde faz tratamento desde os seis meses porque nasceu com pé torto. “Cem por cento das dores ao andar sumiram”, conta. “Eu tinha muita dificuldade, tanto pelo pé quanto pelo peso.”

Para Gabriela, o valor de uma cirurgia como essa na rede particular seria inacessível. “Tudo superou minha expectativa”, lembra. “A equipe me deu todo o suporte, tanto no pós quanto no acompanhamento, com os exames e os medicamentos..

A pessoa com obesidade que não teve sucesso com o tratamento clínico e que tenha indicação de tratamento pela cirurgia é encaminhada por endocrinologista da rede para o serviço especializado no Hran. Após a operação, o acompanhamento prossegue com o apoio de equipe multidisciplinar, que auxilia no alcance dos objetivos esperados.

O II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro-Oeste é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e ocorre na Associação Médica de Brasília.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF