31/05/2022 às 18:47, atualizado em 31/05/2022 às 19:09

Tecnologia será aliada no monitoramento do Túnel de Taguatinga

Principal obra em andamento no Distrito Federal terá sala de controle para acompanhar o trânsito, eventuais acidentes e intercorrências

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Principal obra do Distrito Federal em andamento, o Túnel de Taguatinga terá um grande aliado quando concluído: a tecnologia. A passagem que liga Taguatinga e Ceilândia a outras regiões do DF será inteiramente automatizada, seguindo padrões internacionais, e tudo isso observado a partir de uma sala de controle.

[Olho texto=”“A sala é o cérebro do túnel, envolve toda a face de controle. Nela, teremos reservatório de incêndio, iluminação de emergência, três geradores, circuito fechado de câmeras, medidores de energia e sensores automatizados para saber o que e onde está acontecendo”” assinatura=”Antonio Carlos Ribeiro Silva, fiscal da obra e engenheiro da Secretaria de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

Isso significa dizer que o túnel será equipado com monitores para controle das imagens das câmeras de segurança, além de outros painéis que indicarão, por exemplo, se há alguma luz queimada no túnel. O Detran e o Corpo de Bombeiros poderão ser acionados rapidamente por funcionários em caso de acidente.

A sala de operações é o cérebro do túnel e ficará na chamada Fase 3, no ponto de encontro subterrâneo entre a Avenida Central e a Avenida Comercial da Taguatinga. Ela terá 26,23 m², e a área técnica terá 1.705,69 m², equipadas com geradores, quadro elétrico, medidores, exaustor e reservatório de água.

Com 70% de execução, o Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“A sala é o cérebro do túnel, envolve toda a face de controle. Nela, teremos reservatório de incêndio, iluminação de emergência, três geradores, circuito fechado de câmeras, medidores de energia e sensores automatizados para saber o que e onde está acontecendo”, detalha o fiscal da obra e engenheiro da Secretaria de Obras, Antonio Carlos Ribeiro Silva.

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Este espaço já está sendo construído e, para junho, está prevista a concretagem da laje desta etapa. Serão utilizadas cerca de 190 toneladas de aço e 1,6 mil metros cúbicos de concreto para essa fase.

Com 70% de execução, o Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em processo de construção no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.