15/06/2022 às 21:11, atualizado em 20/06/2022 às 19:58

Cerca de 120 famílias do Recanto das Emas participaram do Criança Feliz

Ação voltada à primeira infância faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Cerca de 120 famílias do Recanto das Emas participaram da 10ª edição da Campanha ABC do Programa Criança Feliz Brasiliense (PCFB), nesta quarta-feira (15), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região. Na programação, muita informação acerca da primeira infância e atividades lúdicas.

A atenção com a saúde integral tem papel fundamental na qualidade de vida de mães e filhos. Baseada nisso, a décima edição da ação trouxe como tema a letra C de cuidado. O objetivo foi mostrar a importância da saúde.

Cerca de 120 famílias do Recanto das Emas participaram da 10ª edição | Foto: Sedes

Além disso, foi um momento de atenção à saúde, pois as participantes fizeram exames na unidade móvel da Secretaria da Mulher; ouviram palestra demonstrativa sobre higiene bucal pela equipe do Sesc; tiraram dúvidas junto ao Programa Pró-Vítima, da Secretaria de Justiça e Cidadania; além de obter orientações jurídicas com profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) Kariny Alves enfatizou a questão do cuidado com a responsável pela criança, que, por vezes, é negligenciado. “É uma oportunidade de sair da rotina e perceber que a política pública está à disposição delas, bem como os serviços ofertados nesses eventos”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Desde abril, a Campanha ABC para a Primeira Infância alcançou mais de 500 famílias nas regiões administrativas do Distrito Federal. Em todas as edições, a iniciativa contou com a colaboração intersetorial de várias secretarias de Governo, entidades parceiras, instituições, conselhos tutelares e administrações regionais.

“A Campanha ABC propicia a oportunidade de a assistência social estreitar ainda mais os laços com a população. Interagindo com essas famílias, conseguimos entender cada vez melhor suas demandas e prioridades”, explica a secretária adjunta da Sedes, Ana Paula Marra.

Campanha ABC

Amar, brincar e cuidar são as premissas da Campanha ABC para a Primeira Infância, que coloca como prioridade a proteção e os cuidados com a criança para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef.

Gerenciado pela Sedes, o Programa Criança Feliz Brasiliense acompanha e visita gestantes e crianças de até 6 anos de idade. As normativas do programa são voltadas para o fortalecimento de vínculos familiares e para o desenvolvimento integral da criança, além de aderir aos termos nacionais do Ministério da Cidadania e internacionais da ONU.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF