Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/06/2022 às 17:26
Placas cimentícias foram encomendadas de São Paulo e são resistentes a intempéries do tempo e da natureza
A aplicação do revestimento interno no Túnel de Taguatinga avança. Já foram colocadas mais de 3 mil placas cimentícias nas quatro paredes das duas galerias subterrâneas. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o trabalho teve início em 23 de maio e está sendo executado no trecho 1 da intervenção viária. No trecho 2, a aplicação deve iniciar em 15 de julho.
Para garantir o revestimento de todo o túnel, foram encomendadas 7 mil peças diretamente de Capivari, município de São Paulo. Cada um dos itens, que chegaram à capital federal em caminhões bitrens, mede 1,2 m por 2,4 cm. Eles já estão armazenados no canteiro de obras, à espera do assentamento.
O engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Bruno Almeida, explica que as estruturas são fixadas com parafusos em perfis metálicos, previamente instalados nas paredes. Trabalham nesta fase cerca de 40 pessoas, divididas conforme a função.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
“Temos os ajudantes, que fazem o carregamento das placas entre o depósito e o ponto de aplicação. Os instaladores técnicos, que fazem a fixação propriamente dita. Os topógrafos, para a análise do nível das placas. E os engenheiros da Secretaria de Obras, que dão a martelada final e avaliam se o trabalho está correto”, explica o especialista.
O engenheiro civil e um dos sócios da NTC Construções, empresa responsável pela produção do revestimento, Carlos Bukowski, elogia a escolha do material para o Túnel de Taguatinga. “É um material bonito esteticamente e resistente contra intempéries do tempo”, diz ele, acrescentando que as peças são ignífugas, ou seja, não pegam fogo.
“Também são boas para a acústica das galerias, porque o ruído dos carros deve diminuir muito graças a essas placas. Foi uma escolha muito acertada”, complementa Bukowski. Além do Túnel de Taguatinga, o material está presente também no túnel do Aeroporto Juscelino Kubitschek.