08/07/2022 às 19:21

Plano de manejo do Parque Olhos D’Água é aprovado

Instrução normativa do Brasília Ambiental inclui aspectos como o uso da área e a preservação dos recursos naturais da unidade de conservação

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Instituto Brasília Ambiental publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (8), a Instrução Normativa nº 15, que aprova o Plano de Manejo do Parque Ecológico Olhos D’Água, na Asa Norte. O documento técnico inclui aspectos como o uso da área e o manejo dos recursos naturais da unidade de conservação (UC), assim como as respectivas normas.

O Parque Ecológico Olhos D’Água oferece trilhas, pista de caminhada com 2 km de extensão, parque infantil, circuito de ginástica, além de gramado para banho de sol e piquenique | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Parque Ecológico Olhos D’Água, localizado entre as quadras 413 a 414 Norte, foi criado pelo Decreto nº 15.900, de 12 de setembro de 1994, e recategorizado pelo Decreto nº 33.588, de 22 de março de 2012. O local oferece trilhas, pista de caminhada com 2 km de extensão, parque infantil, circuito de ginástica, além de gramado para banho de sol e piquenique. O parque abre todos os dias, das 5h30 às 20h (portão principal).

Com uma área de 21 hectares, é frequentado, em média, por 1,1 mil pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, e 2,6 mil nos fins de semana. A unidade de conservação estimula a preservação das nascentes e olhos d’água existentes no local e proporciona lazer cultural à população, com o desenvolvimento de educação ambiental e das atividades de recreação e lazer em contato harmônico com a natureza.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental