04/10/2022 às 15:30, atualizado em 07/10/2022 às 15:55

Escavação do Túnel de Taguatinga entra na última fase

Faltam apenas 40 metros para que a passagem subterrânea possa ser cruzada de ponta a ponta. O Túnel 2, onde os veículos vão trafegar no sentido Ceilândia/Brasília, estará totalmente aberto até 9 de setembro

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno


[Olho texto=”“Retiramos cerca de 5 mil m³ de material composto por terra e pedra a cada 40 metros escavados. Por isso, antes de partir para a laje de fundo, o terreno precisa ser nivelado”” assinatura=”André Borges, um dos engenheiros responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília, 25 de agosto de 2022 – O sonho de cruzar o Túnel de Taguatinga em toda sua extensão já tem data certa para virar realidade. Em 9 de setembro, já será possível caminhar de ponta a ponta pela passagem subterrânea que fará o percurso Ceilândia/Brasília. O sentido oposto precisará de um prazo um pouco maior para ser totalmente aberto.

A escavação do penúltimo trecho do chamado Túnel 2, onde os veículos vão trafegar em direção a Brasília, terminou nesta quinta-feira (26). “A abertura dos 40 metros restantes será iniciada em aproximadamente dez dias”, garante o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga.

O penúltimo trecho em escavação, no sentido Brasília/Ceilândia, está em execução. Mas ainda não há data para a passagem ser totalmente aberta | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

Antes de partir para a escavação final, é preciso que o trecho recém-aberto passe por aterro. “Retiramos cerca de 5 mil m³ de material composto por terra e pedra a cada 40 metros escavados”, conta André. “Por isso, antes de partir para a laje de fundo, o terreno precisa ser nivelado”.

A confecção da base que receberá o pavimento rígido é iniciada com o lançamento de brita no terreno. As pedrinhas permitem o escoamento de águas subterrâneas por debaixo do piso. Para evitar qualquer problema de infiltração, os operários também fazem o chamado concreto magro, que evita o contato da laje com o solo.

[Olho texto=”A escavação do penúltimo trecho de 40 metros começou no dia 24 deste mês. Ainda não há uma data exata para a passagem ser totalmente aberta” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O próximo passo é a montagem da armação, uma espécie de malha feita com vergalhões de aço que dá maior resistência à base – cada 23 metros de piso consomem nove toneladas do material. Vencida essa etapa, é chegado o momento da concretagem. São gastas cerca de oito horas para espalhar 150 m³ de concreto ao longo de 23 metros de laje.

No Túnel 1, que fará o sentido Brasília/Ceilândia, a escavação do penúltimo trecho de 40 metros começou no dia 24 deste mês. Ainda não há uma data exata para a passagem ser totalmente aberta.

Escavação do Túnel de Taguatinga entra na última fase