04/10/2022 às 15:42, atualizado em 10/10/2022 às 09:17

Produção de pavimento rígido ganha reforço no Túnel de Taguatinga

Compra de 400 metros de fôrma e aumento do número de funcionários dedicados ao piso de cimento Portland aceleram o revestimento das pistas; a concretagem da última fase do Túnel Sul começa já em setembro

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 27 de agosto de 2022 – A produção do pavimento rígido, revestimento que cobrirá as faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga, ganhou reforço. O incremento veio com a compra de 400 metros de fôrma usada para moldar in loco as placas de concreto de cimento Portland (CCP) – antes, os operários trabalhavam com 200 metros. Além disso, uma força-tarefa tem se dedicado 24 horas por dia à conclusão do piso.

O número de funcionários que se dedicam ao pavimento rígido aumentou: além dos 25 operários que, durante o dia, lidavam somente com o revestimento, outros 11 foram escalados para trabalhar na função das 20h às 5h | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O pavimento rígido é o revestimento mais indicado para as pistas do túnel, por onde mais de 137 mil veículos vão trafegar diariamente. O piso de concreto tem uma vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. Por isso, seu uso é recomendado em vias de tráfego pesado e corredores de ônibus (BRT).

Para aproveitar bem os atuais 600 metros de forma disponíveis, o número de funcionários que se dedicam ao pavimento rígido também aumentou. Além dos 25 operários que, durante o dia, lidavam exclusivamente com o revestimento, outros 11 foram escalados para trabalhar na função das 20h às 5h.

[Olho texto=”“Nossa produção diária de pavimento rígido, que ficava na casa dos 30 metros, chegou a 100 metros”” assinatura=”André Borges, engenheiro civil e um dos responsáveis pela obra do túnel” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A equipe da noite desmonta a forma do revestimento já seco e remonta mais à frente, para que a equipe do dia faça a concretagem”, explica o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra do Túnel de Taguatinga. “Nossa produção diária de pavimento rígido, que ficava na casa dos 30 metros, chegou a 100 metros”.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, acelerar a produção de pavimento rígido ajudará a vencer um processo importante da obra. A previsão é que o túnel sul seja liberado para uso em pouco mais de um mês.

“Já acabamos de fazer o revestimento da fase 1 do túnel sul, onde os veículos vão trafegar no sentido Ceilândia-Brasília; e, em de setembro, faremos o revestimento da fase 2, o último trecho para que tenhamos o pavimento rígido instalado de ponta a ponta”, informa Luciano. “Os trabalhos no túnel norte também já começaram”.

Produção de pavimento rígido ganha reforço no Túnel de Taguatinga