04/10/2022 às 17:56

Vacinação itinerante imuniza mais de 21 mil pessoas

O carro da vacina integra a estratégia de enfrentamento ao coronavírus da Secretaria de Saúde; DF tem 86,36% da população apta com as duas doses ou dose única

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 26 de setembro de 2022 – Com a intenção de ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal contra o coronavírus, desde o início deste ano os carros da vacina circulam pelas áreas mais vulneráveis da capital federal aos sábados, levando o imunizante para a população que tem mais dificuldade de acesso. De 8 de janeiro a 26 de setembro, foi aplicado um total de 21.902 imunizantes, sendo 13.495 vacinas contra a covid-19 – entre primeira dose, segunda dose e doses de reforço – e 8.407 de outros imunizantes, como influenza e poliomielite.

Equipes da Secretaria de Saúde trabalham com busca ativa para ampliar a cobertura vacinal da população | Fotos: Divulgação/SES

“A nossa expectativa é conseguir levar a vacina a lugares que tenham difícil acesso e uma maior quantidade pessoas em situação de vulnerabilidade. São áreas com menor mobilidade e menor organização social”, explica o coordenador da Atenção Primária da Secretaria de Saúde (SES), Fernando Erick Damasceno.

[Olho texto=”No último dia 11, o Distrito Federal completou um mês sem mortes causadas pela covid-19; e, até o dia 17 deste mês, 86,36% da população apta já estava vacinada com a segunda dose ou com a dose única” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quando a iniciativa começou, o esforço se concentrava na Região de Saúde Oeste, que compreende as regiões administrativas de Brazlândia e Ceilândia. A partir de 16 de julho, o projeto se expandiu para todas as outras seis regiões de saúde do DF. A ampliação resultou no aumento da cobertura vacinal do programa, subindo de cerca de 700 aplicações por dia para até 3 mil.

“A vacinação é a melhor forma da gente prevenir uma nova onda. Nós nunca baixamos a guarda em relação à pandemia. A única forma de proteger a população é com uma cobertura vacinal ampla”, destaca. No último dia 11, o Distrito Federal completou um mês sem mortes causadas pela covid-19; e, até o dia 17 deste mês, 86,36% da população apta já estava vacinada com a segunda dose ou com a dose única.

Estratégia

Todo sábado, uma área vulnerável que integra as setes regiões de saúde é escolhida para a passagem do carro. São sete veículos transitando por todo o Distrito Federal. A estratégia é chamar a população pelos avisos em alto-falante e também pela abordagem direta.

Proteção para todos: o carro da vacina percorre áreas do DF para facilitar o acesso a imunizantes

“A gente não impõe nenhuma vacina. O melhor a fazer em relação à vacinação é levar a informação”, afirma Damasceno. O carro conta com os imunizantes contra a covid-19 para adultos e, em alguns casos, para o público infantil, além de outras vacinas do calendário. A variedade de oferta depende das condições para acondicionar o imunizante.

Enfermeira da Secretaria de Saúde, Verônica dos Santos Tolentino atua na área rural de Planaltina, que conta com as unidades básicas 10 (Núcleo Rural Taquara), 11 (Núcleo Rural Pipiripau II) e 17 (Jardim Morumbi). Há oito anos na região, ela diz que o carro da vacina tem sido bastante efetivo.

[Olho texto=”“Não podemos baixar a guarda neste momento. Temos que cuidar dos efeitos da pandemia causados na população e no sistema de saúde”” assinatura=”Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária da Secretaria de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Decidimos fazer a vacinação itinerante pela dificuldade de acesso da população à UBS e também pela baixa adesão. Tem sido uma experiência ótima. Eles ficam superfelizes, se sentem acolhidos e respeitados”, diz. A enfermeira relata que os profissionais encontram pessoas que nem sequer tomaram a primeira dose. “Com essa iniciativa, a gente viu o quanto a população ainda estava em falta para completar o calendário, tanto da covid-19 quanto de outras vacinas.”

O carro da vacina faz parte da estratégia de enfrentamento ao coronavírus da Secretaria de Saúde, que inclui medidas como a ampliação das salas de vacina e do horário de aplicação nas unidades básicas de saúde (UBSs) e a varredura vacinal documentada, quando os profissionais vão de casa em casa.

“Temos que continuar conscientizando a população de que ainda é um risco. Não podemos baixar a guarda neste momento. Temos que cuidar dos efeitos da pandemia causados na população e no sistema de saúde”, completa o coordenador da Atenção Primária.