04/10/2022 às 17:46

Ampliação do Hospital de Planaltina tem investimento de R$ 18 milhões

Há uma semana a unidade iniciou as obras do novo bloco auxiliar, que terá mais 30 leitos de enfermaria e nove de UTI

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Brasília, 23 de setembro de 2022 – As obras da ampliação do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) começaram há duas semanas e seguem em ritmo acelerado. O investimento no hospital é de R$ 18,3 milhões e a unidade terá 30 leitos de enfermaria adulto (12 femininos e 18 masculinos), 13 leitos de internação pediátrica e nove leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além de nove cadeiras para diálise (sendo duas para diálise peritoneal). Ao total, serão 52 novos leitos.

O HRPl foi inaugurado em 1976 e ao longo de 44 anos, nunca teve uma grande ampliação | Foto: Sandro Araújo/Secretaria de Saúde

Os atendimentos na unidade ocorrem normalmente, mudando apenas o fluxo de entrada de pacientes de alguns núcleos, como Ouvidoria, Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) e Serviço Social, em que o acesso está sendo feito pelo interior do hospital – área lateral.

O hospital vai ganhar mais 831,30 m² e uma UTI. Será construído o bloco auxiliar, composto por três pavimentos. O espaço ampliará a capacidade de atendimento do hospital e incluirá a implantação de UTI, áreas para internação adulta, pediátrica, diálise, odontologia, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, vacinação e vigilância epidemiológica, além de salas administrativas.

[Olho texto=”Além da construção do novo bloco, estão previstas ainda as reformas na Radiologia e no Laboratório, que vão possibilitar o aumento da capacidade de atendimento do hospital” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com esta obra serão abertos novos serviços para a comunidade, além de criação de novos leitos, serviço de hemodiálise, unidade de terapia intensiva e serviços de enfermaria em áreas que ainda não existem na unidade”, explica a diretora administrativa da Região Norte, Kelly de Paula Lopes.

“É um dos hospitais mais antigos da rede e estava precisando muito dessa ampliação para melhor atender a população da região, que cresceu bastante nos últimos anos”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Além da construção do novo bloco, estão previstas ainda as reformas na Radiologia e no Laboratório, que vão possibilitar o aumento da capacidade de atendimento do hospital.

O HRPl foi inaugurado em 1976 e ao longo de 44 anos, nunca teve uma grande ampliação. A subestação de energia da unidade hospitalar também será ampliada e modernizada para suportar toda a ampliação do atendimento.

*Com informações da Secretaria de Saúde