04/10/2022 às 16:48, atualizado em 10/10/2022 às 10:33

Avança produção da laje de fundo no Túnel de Taguatinga

Três dias após a abertura da passagem que vai ligar o trânsito de Ceilândia ao Plano Piloto, o próximo passo será o trabalho de armação e de concretagem da estrutura que garante a sustentação da pista

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 12 de setembro de 2022 –
Quem visita a obra do Túnel de Taguatinga se surpreende com o ritmo acelerado que a construção atingiu. Três dias depois da total abertura da passagem que vai ligar o trânsito de Ceilândia ao Plano Piloto, o local estava irreconhecível. Toda a terra já havia sido removida para que a laje de fundo das três faixas de rolamento começasse a ser feita.

Quando o pavimento rígido estiver finalizado, será iniciada a instalação do sistema de incêndio, dos exaustores, da ventilação e da iluminação de emergência | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Com o fim da escavação na sexta-feira (9), foi iniciada a aplicação do concreto magro, processo previsto para ser finalizado ainda na segunda-feira (12). Por cima dele, serão feitos os trabalhos de armação e, posteriormente, concretagem da laje de fundo. O próximo passo será a produção do pavimento rígido, que “vai em cima da laje para fazer a ligação entre os dois extremos do túnel”, como afirma o engenheiro André Borges.

“Com isso, a gente pode finalizar as lajes de fundo. O pavimento rígido pode ter sequência. Podemos fazer o serviço de new jersey (barreiras laterais) e revestimento (instalação das placas cimentícias). É a parte de acabamento do túnel de fato”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira. “Temos muito para vencer e alcançar. Mas é uma etapa muito importante, esse momento de interligar os dois lados do túnel e poder ter a sensação bacana de ver a luz dos dois lados”, complementa.

Com o pavimento rígido completamente feito, o trabalho segue para a etapa de instalação do sistema de incêndio, dos exaustores, da ventilação e da iluminação de emergência, essenciais para a segurança na área interna e a liberação do trânsito para os motoristas.

“Um dos grandes objetivos nossos era ver a luz do outro lado do túnel. Só víamos até a metade. Com essa liberação, a gente vê o túnel todo aberto. Já começamos a pavimentação do piso. Vamos ficar com a concretagem pronta em 10 dias, no máximo. A preparação do piso é importante para que a obra esteja em condições de receber os exaustores, o sistema de segurança, o acabamento na demarcação e ter condição de ser colocado para a comunidade usar”, complementa o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

Com expectativa de beneficiar 137 mil motoristas por dia, o Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no país. Estão sendo investidos R$ 275,7 milhões. Foram gerados 400 empregos.

Avança produção da laje de fundo no Túnel de Taguatinga