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04/10/2022 às 17:23, atualizado em 10/10/2022 às 14:35
Com investimento de R$ 43 milhões, etapa da obra do Corredor Eixo Oeste gera cerca de 600 empregos diretos e indiretos
Brasília, 20 de setembro de 2022 – As duas pistas de rolamento por onde passarão o BRT e a ciclovia em construção no trecho do Setor Policial Sul, que fazem parte do Corredor Eixo Oeste, começam a tomar forma. Em boa parte do percurso, já estão concluídas as obras de drenagem.
O valor desta etapa do Corredor Eixo Oeste é de R$ 43 milhões e há uma geração de cerca de 600 empregos diretos e indiretos. Segundo o fiscal da obra da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Vilmar Azevedo, alguns trechos da construção estão mais adiantados e outros, em fase inicial, mas todos estão sendo feitos ao mesmo tempo. No entanto, as obras de drenagem ficam prejudicadas com a chegada das chuvas.
De acordo com Azevedo, a água da chuva será direcionada para uma bacia de detenção na Vila Telebrasília e seguirá para um riacho. Parte do material usado para canalização da água é o tunnel liner, que são manilhas de aço carbono ou galvanizado, ideais para locais com tráfego ou onde a instalação deve ser feita em grande profundidade.
Em agosto, foi entregue parte da obra daquele trecho, que são os viadutos da alça de acesso do Setor Policial Sul ao Eixo W – conhecido como “eixinho de cima” –, e o que dá acesso ao Eixo Rodoviário Leste (ERL), sentido L4. Com a liberação dos elevados, foram beneficiados 7.400 veículos que circulam diariamente pelo local, segundo o Departamento de Trânsito (Detran).
O secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, disse que o GDF trabalha para criar faixas e corredores exclusivos que possam dar prioridade ao transporte público coletivo. “É muito importante ampliar a oferta de transporte, mas é preciso que o transporte coletivo tenha prioridade nas vias para que a gente possa reduzir o tempo das viagens e oferecer mais conforto e maior mobilidade à população”, disse.
Os viadutos entregues têm o objetivo de dar funcionalidade à segunda etapa da obra, que é a construção da pista exclusiva para o BRT com destino ao Terminal Asa Sul. Com o compromisso de melhorar a mobilidade e o trânsito do Distrito Federal, o Corredor Eixo Oeste liga Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Sudoeste e a Asa Sul, no Plano Piloto. São R$ 500 milhões em investimentos para viabilizar um corredor exclusivo de ônibus entre essas regiões.