04/10/2022 às 15:50

Desvio aberto na Avenida das Palmeiras será desativado em setembro

Pista provisória foi construída em julho de 2020 para permitir o fluxo entre os lados sul e norte de Taguatinga; na época, as avenidas Comercial e Central estavam interditadas por conta das obras do túnel

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 29 de agosto de 2022
– A construção do Túnel de Taguatinga exigiu diversas adaptações na mobilidade da cidade. Cruzamentos e viadutos interditados fizeram parte da rotina dos motoristas da região nos últimos dois anos. Agora, com a obra em reta final, o trânsito começa a retomar a normalidade. E alguns desvios abertos em caráter provisório já podem ser desativados.

Avanço das obras já permite que, em breve, trânsito tenha mais fluidez nas imediações da construção do túnel | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O primeiro desses trechos provisórios, na Avenida das Palmeiras, será inutilizado em setembro. A pista foi construída em julho de 2020, quando o cruzamento das avenidas Comercial e Central foi interditado. Até abril deste ano, os motoristas usaram o desvio para atravessar entre as regiões norte e sul da cidade.

“Os veículos acessavam a via entre o viaduto do Centro e o comércio da C1 para, em seguida, cruzar a parte de cima do viaduto pela pista provisória”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras da Secretaria de Obras (SODF), Ricardo Terenzi. “Com a circulação de motoristas na Avenida Comercial de Taguatinga retomada, o remanejamento deixou de ser necessário.”

Sem o desvio, quem quiser cruzar a Avenida das Palmeiras para Taguatinga Sul vai passar por debaixo do Viaduto da Samdu. “E quem vem da EPTG [Estrada Parque Taguatinga] tem que fazer a alça do Pistão, passar por baixo do Viaduto da EPTG e acessar a marginal”, explica o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra do túnel.